icone facebookTwitterInstagram

Apresentação

 As mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde. A situação de saúde envolve vários aspectos da vida das mulheres e fazem com que estas adoeçam mais freqüentemente do que os homens.

A área técnica de Saúde da Mulher é responsável por coordenar no âmbito Estadual as ações previstas na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher. Esta política abrange ações que envolvem a atenção ao pré natal, parto e puerpério, redução da mortalidade materna,  enfrentamento da violência contra a mulher,  ações no âmbito da saúde sexual e reprodutiva e  morbimortalidade por câncer de colo de útero e mama.
As ações da Atenção a Saúde da Mulher são direcionadas a população feminina acima de 10 anos de idade e tem como objetivos:

 -  Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres mediante a garantia dos direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.
 -  Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos  grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
 -  Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único da Saúde.

Principais Atribuições da Área Técnica

  • Incentivar, coordenar e dar subsídios à implantação ou implementação de ações de saúde da mulher no Estado de Santa Catarina;
  • Promover capacitações para profissionais de saúde dos níveis regional e local, nas ações do Setor;
  • Promover o trabalho interinstitucional e intersetorial na atenção à saúde da mulher;
  • Elaborar e/ou divulgar normas e rotinas de atenção na sua área de atuação;
  • Participar na implementação das redes de atenção afins a saúde da mulher.
  • Participar do Comitê Estadual de Mortalidade Materna.
 

► Clique aqui para obter informações de interesse da área técnica

► Acesse aqui Saúde da Mulher no Portal do Ministério


Contato
Maria Simone Pan
Fone: (48) 3664-7278