Apresentação

No ciclo de vida da pessoa humana a fase da infância corresponde ao período do nascimento até os nove anos de idade.
É uma fase que se caracteriza por um período em que ocorrem as maiores e mais rápidas mudanças de todo o ciclo de vida, tanto do ponto de vista físico (crescimento) como psíquico e cognitivo (desenvolvimento), principalmente no seu período inicial, ou seja, nos primeiros dois anos de vida.
Esta característica torna esta fase da vida a de maior risco para a saúde do indivíduo, necessitando por isso, cuidados especiais na atenção às suas necessidades básicas.
As ações de atenção à saúde da criança se constituem em medidas de promoção, proteção e atenção a este grupo etário, de acordo com as suas características, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento adequados para uma vida adulta saudável.
A Área Técnica de Saúde da Criança é a responsável pela coordenação da implantação e implementação destas ações no Estado de Santa Catarina, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Principais Atribuições da Área Técnica

• Incentivar, coordenar e dar subsídios à implantação ou implementação de ações de saúde da criança no Estado de Santa Catarina;
  • Promover capacitações para profissionais de saúde dos níveis regional e local, nas ações do Setor;
  • Supervisionar o desenvolvimento das ações do Setor, nos níveis regional e local;
  • Incentivar e coordenar pesquisas sobre a situação de saúde e a qualidade dos serviços na área de atenção à criança;
  • Promover o trabalho interinstitucional e intersetorial na atenção à saúde da criança;
  • Elaborar e/ou divulgar normas e rotinas de atendimento na sua área de atuação;
  • Promover o intercâmbio de informações e trabalho com áreas afins.

► Clique aqui para obter informações de interesse da área técnica.

► Clique aqui para acessar as Publicações

► Acesse aqui Saúde da Criança no Portal do Ministério da Saúde