André Motta Ribeiro

Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, André Motta Ribeiro se formou em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no ano de 1990, e é pós-graduado em Administração Hospitalar pela PUC - São Camilo, em 1993. Desta data até o ano de 1999, Motta foi sócio-administrador e médico de Hospital próprio, no município de Charqueadas, região carbonífera do Rio Grande do Sul.* Atuou, ainda, na cidade de Porto Seguro durante quase seis anos como médico plantonista de UTI e de emergência de Hospital Regional, onde, por demanda da Secretaria Municipal de Saúde, estruturou um projeto para atender portadores do vírus HIV, aumentando consideravelmente o acesso ao tratamento destes pacientes.

Em Santa Catarina desde novembro de 2004, iniciou suas atividades na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, pela Unidade Básica de Saúde do Pântano do Sul, ocupando posteriormente cargos de médico regulador e Gerente de Urgências da Capital, sendo responsável pelas UPAs e USBs do SAMU. Exerceu, igualmente, o cargo de Diretor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde de São José, no ano de 2008.

No Estado, foi regulador estadual de leitos e UTI e, nos últimos sete anos, André Motta foi médico de emergência e preceptor na Clínica Médica do Hospital Governador Celso Ramos. Em julho de 2017, assumiu a Coordenação Estadual do SAMU, onde permaneceu até o final de 2018 – quando recebeu o convite para ser Secretário Adjunto.

*Titulado, por meio de prova específica, em Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, além de certificação na área de medicina de urgências.