NOTÍCIA

Alerta sobre o Novo Coronavírus

NOTÍCIA

Alerta sobre o Novo Coronavírus

Profissional de saúde: Acompanhe as notas técnicas sobre Covid no território catarinense

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) está trabalhando para prestar esclarecimentos a todos para prevenção e controle do novo coronavírus (COVID-19). As notas técnicas estão sendo publicadas frequentemente com orientações para moradores, trabalhadores, empresários e todos aqueles que estão no território catarinense, que atuam ou não na área da saúde.

Para os profissionais da saúde foi divulgado material sobre a notificação, investigação, coleta e orientações sobre os casos suspeitos da COVID-19; boas práticas no gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde de suspeitos ou confirmados pelo novo coronavírus; recomendações para prevenção e controle da infecção em instituições de longa permanência de idosos (ILPIS); orientações para prevenção de contágio nos serviços de terapia renal substitutiva; recomendações para atendimentos odontológicos.

Além disso, foi ampliado o prazo de aceitação de prescrições de medicamentos no âmbito do SUS, de seis para 12 meses para pacientes com doenças crônicas.

Também foram divulgadas medidas de prevenção em centrais de abastecimento - ceasa e feiras -, mercados e locais de entrega de alimentos, ao uso de serviços de alimentação, uso de bebedouros, à população em geral, aos prestadores de serviços de abastecimento de água, às empresas de transporte coletivo, empresas de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos, além de orientações para o sistema prisional e socioeducativo.

As academias, clubes, hotéis, condomínios e similares deverão seguir recomendações para prevenção do novo coronavírus com relação às atividades físicas em seus espaços. Velórios, funerárias e congeneres também receberam orientações específicas.

Ao fim desse período de quarentena, a comunidade escolar deverá adotar medidas de prevenção da infecção humana pelo novo coronavírus, tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas.

Os profissionais das SES seguem trabalhando na elaboração de notas técnicas com orientações, informações e condutas para prevenção e controle do novo coronavírus. Veja todas as notas técnicas e informativas no site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/notas_tecnicas.html.