icone facebookicone twittericone instagram

A Maternidade Carmela Dutra (MCD), que comemora 63 anos de atividades esta semana, recebeu na quarta-feira, 4, a visita do primeiro bebê do sexo masculino a nascer na unidade. Trata-se de João Maurício Cândido Gonçalves, que nasceu no dia 28 de fevereiro de 1956. Antes dele, há o registro de nascimento de uma menina, em janeiro do mesmo ano.

Referência no atendimento à mulher e ao recém-nascido, a unidade foi inaugurada em 1955, mas os primeiros partos foram realizados apenas no ano seguinte. Desde o início das atividades, 70 mil pessoas nasceram na maternidade, considerada um símbolo de Florianópolis.

Primeiro bebê

João Maurício, o primeiro bebê, hoje economista e ex-funcionário do Governo do Estado, se emociona ao falar da mãe, Jandira Teixeira Cândido, e do carinho que sente pela Carmela Dutra. “Descobri que fui o primeiro bebê da Carmela Dutra quando minha mãe viu uma propaganda alusiva aos 50 anos da maternidade. Foi ela quem me contou. Passei então a querer saber mais e a conhecer de perto a história da Carmela Dutra”, revela João.

E complementa: “Me sinto agraciado por essa oportunidade que minha mãe me deu. Estamos falando de uma maternidade muito bem conceituada e que atende toda a região. Espero que a Carmela Dutra prossiga nesse caminho para que os manezinhos que nasçam aqui sintam o mesmo orgulho que eu. Foi uma honra ter nascido na Carmela Dutra”.

Motivos para comemorar

Inaugurada em 3 de Julho de 1955, a Carmela Dutra vem realizando uma série de eventos essa semana. Nesta quinta-feira, 5, uma missa na capela da unidade foi celebrada para comemorar a data.

Atualmente, a Carmela Dutra dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal com importantes serviços. Em 2017 nasceram 3.850 bebês e houve 8.166 internações. No mesmo período foram realizados 40.252 atendimentos externos, sendo 23.299 consultas ambulatoriais, 12.589 atendimentos de emergência e 4.364 exames de imagem (mamografia, ultrassom e raios-X).

A maternidade tem ainda o Título de Hospital Amigo da Criança e a certificação de Hospital de Ensino. Em 28 de Maio de 2013, a maternidade recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria Ouro da Fiocruz, ao qual concorre novamente este ano.

Novos equipamentos

Em 2018, a Maternidade Carmela Dutra recebeu 74 novos equipamentos, proporcionando maior conforto aos médicos e pacientes. O diretor Ricardo Maia Samways, destaca que a Carmela Dutra é referência estadual em Saúde da Mulher e Gestante de Alto Risco. Entre os novos equipamentos estão um raio-x móvel, dois novos focos cirúrgicos, quatro novos aparelhos de anestesia, 28 oxímetros de mesa, quatro berços aquecidos, dez aspiradores cirúrgicos, cinco aparelhos de fototerapia LED e 20 detectores fetais portáteis.

“A Maternidade Carmela Dutra não é apenas sinônimo de nascimento. Atendemos pacientes de todos os municípios de Santa Catarina nas especialidades de ginecologia e mastologia. Hoje somos referência estadual em cirurgias oncológicas e ginecológicas, e também em gravidez de alto risco. O serviço de neonatologia da maternidade é referência no atendimento aos recém-nascidos.”, afirma Maia. “Diante desse quadro, foi muito importante a aquisição destes equipamentos. Por exemplo, o nosso raio-x móvel era muito antigo e com quase duas décadas de uso”.

DSC 4556 texto 01

                                                                                                                 Fotos : Robson Valverde

DSC 4573 texto 02

                                                                                     Diretor da Carmela o médico Dr. Ricardo Maia