Um abraço simbólico no Hospital Florianópolis (HF) e homenagem aos colaboradores com mais de três décadas de serviços encerrou, nesta sexta-feira, 6, a programação de aniversário dos 39 anos de atividades do HF como instituição de saúde pública no Estado.

O abraço reuniu, na frente do prédio, na região continental da Capital, cerca de 50 pessoas, entre funcionários e gestores do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que administra o hospital desde fevereiro deste ano.

"Este hospital sempre foi uma referência na Grande Florianópolis pela sua resolutividade. Mas, vínhamos observando que esta virtude estava se acabando. O Ideas, ao assumir, buscou resgatar esses valores, recorrendo aos melhores profissionais em Saúde e gestão. Hoje vemos outra realidade, com a nossa prioridade sendo totalmente a saúde", disse Julhano Capeletti, presidente do Ideas.

A homenagem aos 40 colaboradores com 30 anos ininterruptos de serviço foi feita no auditório do HF, com a entrega de certificados de Honra ao Mérito. “Tenho a honra de dizer que comecei aqui aos 23 anos de idade, como auxiliar de Enfermagem, e até hoje sinto o mesmo entusiasmo a cada começo de expediente”, contou o enfermeiro do Centro Cirúrgico, Afonso César dos Santos, que neste ano completa 34 anos de serviços prestados ao HF. Para Santos, investir na qualificação profissional dos colaboradores tem sido um dos pontos altos da gestão do Ideas desde que assumiu a instituição em 27 de fevereiro. E o enfermeiro entende muito bem de buscar uma maior qualificação profissional. Desde que começou a trabalhar, já concluiu graduação em Enfermagem, pós-graduação e mestrado. Hoje também é professor. “Minha dica aos que estão começando é justamente estar sempre atualizado e com sede de conhecimento”, frisou Santos, que foi um dos que falou pelos veteranos na cerimônia, junto com o médico Antônio Cézar Pereira.

O Conselho Gestor do HF também prestigiou a festa do hospital. A presidente do Conselho, Claudia Lopes Costa, disse que estava feliz pelo atual momento da instituição. “Nós, da comunidade, estamos muito atentos à gestão deste hospital, e posso dizer: pela primeira vez temos voz e vez. Somos ouvidos e atendidos em nossas demandas, que não são só nossas, mas de toda uma comunidade de mais de 20 municípios, que hoje utilizam-se dos serviços do HF”, ressaltou.
Na avaliação da vice-presidente do Conselho Gestor, Laura Bassam, também presente nas homenagens desta sexta-feira, a qualificação dos profissionais que hoje atuam no hospital faz toda a diferença. “São pessoas certas nos postos certos. Não tem erro”, salientou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, é muito bom ver como o HF tem sido bem visto pela sociedade e parabeniza a instituição por mais um ano de conquistas. “Gestores e funcionários estão de parabéns. Prestam um serviço de qualidade e humanizado aos nossos pacientes”, elogiou.