Cerca de duzentas pessoas participaram das atividades de comemorações pelo Dia Mundial da Prematuridade, promovidas pela direção do Hospital Regional de São José.

No mundo, um em cada dez bebês nasce prematuramente. O Brasil é o 10° no ranking mundial da prematuridade, gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e desinformação, fatores desencadeadores do parto prematuro, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Hospital Regional de São José (HRSJ), que integra a rede de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), preparou várias atividades com ênfase para a prevenção do parto prematuro. O ambiente interno da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal foi decorado na cor roxa. Também foi realizado entre os dias 12 e 14, a I Mostra da Prematuridade do HRSJ, que contou com exposição de banners sobre as principais atividades desenvolvidas na UTI Neonatal, esclarecimento de dúvidas e distribuição de laços roxos.

Na última quinta-feira, 15, fpo realizado o II Encontro da Prematuridade do HRSJ no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), em São José. O objetivo é uma confraternização com os pais, bebês prematuros e a equipe multiprofissional da UTI Neonatal. O evento, idealizado pela coordenadora e fisioterapeuta Rita de Cássia Pires, contou com apoio da direção do hospital, Prefeitura de São José,e  entidades parceiras.

Ainda durante o feriado prolongado, a Caminhada da Prematuridade do HRSJ, contou com duzentos participantes na região da Beira Mar de São José.