icone facebookicone twittericone instagram

Novos cursos oferecidos pelo Ministério da Saúde - on line e totalmente gratuitos - estão com inscrições abertas. Confira detalhes.

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes aos cuidados paliativos no âmbito da atenção domiciliar, já podem se inscrever no mais novo curso de aperfeiçoamento Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar produzido pelas secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O curso é gratuito, totalmente autoinstrucional e tem como objetivo qualificar os profissionais para que possam definir, acompanhar e executar planos de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar, subsidiando metas e propósitos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção

Domiciliar a Distância (PMQPADD).
As matrículas podem ser realizadas até 02 de janeiro de 2020, pelo link. O início é imediato.

Para isso, o curso dispõe de uma plataforma virtual – Plataforma Phila – por meio da qual o aluno realiza atividades e tem acesso à biblioteca online. São 180 horas de aulas, distribuídas em quatros módulos e estruturadas a partir dos seguintes eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para esse cuidado, avaliação da pessoa e especificidade do cuidado paliativo em atenção domiciliar.

O prazo para conclusão das atividades é até 2 de fevereiro de 2020, com certificação ao final das aulas. Profissionais da área da saúde sem ensino superior poderão participar do curso, porém não receberão certificação.

A UNA SUS também abriu inscrições para cursos realizados através da Escola Fiocruz de Governo.
Todas as qualificações são online e, como todos os cursos do Sistema UNA-SUS, integralmente gratuitos. Interessados podem se inscrever até 26 de junho, tendo até 4 de agosto para finalizar todas as atividades e então receber o certificado de conclusão.
Há cursos para todos os tamanhos de agenda e ritmos de rotina, com carga-horárias que variam de 6h, como é o caso do Atualização do Manejo Clínico da Influenza, até 60h como no Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV. Todos são gratuitos, ofertados na modalidade à distância e tem início imediato.

Saúde da População Negra

Livre para profissionais de qualquer área do conhecimento que se interessem pelo tema, o curso promove o debate sobre o preconceito e racismo institucional, baseado em dados epidemiológicos e informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.
A capacitação oferece aos profissionais de saúde de todo o Brasil a oportunidade para refletir e atuar na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, visando à melhoria da qualidade de atendimento e à redução das desigualdades, alinhando-se aos princípios do Sistema único de Saúde e da Política Nacional Integral da População Negra.
Para obter mais informações e se matricular, clique aqui.


Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo
A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atuais do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente.
A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde, de nível superior, que atuam na Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Voltado para médicos, o curso trata do diagnóstico diferencial entre o resfriado comum de síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda grave, dos principais riscos de complicação e das medidas que reduzem a transmissão da gripe.
O conteúdo apresenta casos clínicos interativos com vídeos de especialistas comentando o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV. Portanto, é necessário tratar as doenças de forma conjunta.
O curso fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Para isso, são abordados os aspectos etiológicos, psicossociais e clínicos da associação entre as doenças.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Hanseníase na Atenção Básica

O objetivo é atuar no preparo dos profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Dessa maneira, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. É dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.
Para dinamizar o aprendizado, são utilizados casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da vídeo-aula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.
A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.