Foram 1630 cirurgias realizadas somente no mês de janeiro de 2019, no Hospital Dr. Homero de Miranda Gomes, o Regional de São José. De acordo com relatório divulgado em fevereiro, o número representa um aumento de cirurgias em comparação à média mensal de 2018, quando ficava em 1403. Foram 359 cirurgias gerais, 398 gineco-obstétrica, 295 oftalmológicas, 544 ortopédicas e traumatológicas, 21 otorrinolaringológicas e 13 torácicas.

São números expressivos para o primeiro mês de uma nova gestão, que já completou mais de 30 dias de Governo. Há um olhar atento do Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, e do seu Adjunto, André Motta, na área hospitalar, como demonstrou uma visita surpresa no Sul do Estado, na sexta-feira, 1º de fevereiro, para acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos nos Hospitais Regionais. Outros relatórios deverão ser divulgados, mensalmente, a fim de manter uma maior transparência entre Saúde e população.