icone facebookicone twittericone instagram

Durante a tarde desta sexta-feira (22), o auditório do Tribunal de Contas do Estado ficou lotado com os servidores da Superintendência da Vigilância em Saúde de Santa Catarina (SUV), vinculada a Secretaria de Estado da Saúde, para uma palestra sobre promoção da saúde. O encontro contou também com a presença do secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, da superintendente de vigilância em saúde, Raquel Bittencourt, e da superintendente da Atenção Básica, Carmen Delziovo.

Zeferino explicou que o objetivo do encontro foi realizar uma integração e capacitação da vigilância em saúde. “Esse trabalho é fundamental para a sociedade. Temos muitos desafios pela frente. Tem a febre amarela que já circula no Paraná e pode chegar a Santa Catarina. Tem os índices de vacinação que precisamos melhorar. E para isso temos que estar bem alinhados e capacitados”, comentou.

Para a superintendente da Vigilância em Saúde, Raquel, este foi mais um espaço para os servidores aprimorarem seu conhecimento sobre a prevenção e promoção da saúde. “É um trabalho que precisa ser reconhecido e essa foi uma oportunidade para troca de experiências”, afirma.

Palestra

Quem conduziu a palestra da tarde foi Maria Cecília Martins, superintendente de vigilância em saúde do estado de Goiás. Durante sua fala, Maria Cecília destacou que o trabalho deste setor do governo é extremamente importante. “É um conjunto de processos. De trabalhos. Que analisam dados. Certificam processos. Reduzem mortalidade”, explica.

Para ela, é o trabalho da vigilância em saúde que impede que as pessoas morram e adoeçam: “O objetivo é manter a saúde da população e para isso precisamos saber nos comunicar com as pessoas. Explicar de forma simples os momentos que passamos. Se é grave ou não. Se temos surto. Se temos que imunizar”.

Outro ponto destacado pela palestrante foi a importância da união e da comunicação com a Atenção Básica de Saúde. “Quanto se soma conhecimento, o sucesso da Vigilância é garantido”, finalizou Maria Cecília.