icone facebookicone twittericone instagram

Mais de 400 profissionais da aréa de Atenção Básica de todo o estado participaram do II Encontro Anual de Saúde Mental e Capacitação Estadual de Saúde Mental de Prevenção ao Suicídio.


Na abertura do evento, realizado em São José, o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, destacou o papel dos profissionais no acompanhamento dos casos. “Nós como representantes da Saúde precisamos manter um olhar diferenciado, um olhar que busque identificar e apresentar o problema do paciente em todas as nossas redes e em todas as esferas do profissional de atenção básica”, afirmou. “A questão da saúde mental ainda conta com uma dificuldade em agregar todas as linhas de cuidado, isso é um processo em construção”.

No primeiro painel do dia, Marina Cadore Coutinho trouxe informações sobre suícidio em Santa Catarina. De acordo com os dados apresentados, o estado é o segundo com maiores registros e grande parte deles entre homens.

A coordenadora do núcleo de Saúde Mental da SES, Caroline Galli Moreira destacou a necessidade atuação junto a grupos de maior vulnerabilidade de Santa Catarina, como jovens, idosos e indígenas. “O objetivo do evento é em si um grande ação de prevenção, onde vamos discutir e com os profissionais as formas de agir e atuar na área de saúde mental”, disse.