icone facebookicone twittericone instagram

Nesta segunda-feira, 1º de Abril, é lembrado como o Dia Nacional da Segurança do Paciente. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil da necessidade de implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. A ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente e melhorar a qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde. 

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso (incidente que resulta em dano à saúde) em serviços de saúde. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas para reverter tal panorama.
Os hospitais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), possuem Núcleos de Segurança do Paciente (Nusep), os quais desenvolvem ações que visam a melhoria da qualidade e segurança do paciente. O Nusep é a instância responsável pela elaboração, execução e monitoramento das ações e estratégias para a promoção da segurança do paciente, além de orientar a vigilância e o monitoramento de incidentes relacionados à assistência à saúde.