A Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) do Estado alcançou o índice de 87% de participação no preenchimento do Questionário de Autoavaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde/2018 envolvendo hospitais com leitos de UTI. Com isso, Santa Catarina superou a meta estabelecida pelo Plano Integrado da Gestão Sanitária da Segurança do Paciente.

A Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente é realizada todos os anos pelos serviços de saúde, sendo um instrumento previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente. O objetivo é identificar, prevenir e minimizar riscos ao paciente nos serviços de saúde.

De acordo com a conformidade dos indicadores avaliados, as instituições que responderam o questionário são classificadas em três grupos:
1- conformidade alta (67- 100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo)
2- conformidade média (34-66% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo)
3- conformidade baixa (0-33% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo)