Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a  segunda doença que mais mata no planeta. A semana conta com uma série de ações de conscientização no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) de São Miguel do Oeste – Instituto Santé, com o objetivo de lembrar sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças, inclusive o câncer.

A principal ação da semana será uma palestra realizada no auditório do Sicoob de São Miguel do Oeste, nesta segunda-feira, 08, às 19h30. Os médicos Vinicius Negro Dall´Inha, cirurgião oncológico e William Casagrande Sanches, clínico oncológico, vão trazer dicas de como prevenir a doença que tanto assusta as pessoas. O evento é aberto ao público e gratuito.

Durante todos os dias da semana, no saguão de entrada do Hospital Regional, outras ações serão realizadas. Os pacientes que estiverem aguardando atendimento receberão orientações por meio de vídeos e profissionais sobre os mais variados assuntos: atividades físicas, nutrição, exposição solar, uso de substâncias como álcool e tabaco, entre outros cuidados.

Entidades parceiras do evento, estarão auxiliando, aferindo a pressão arterial, calculando o índice de massa corpórea e distribuindo materiais de orientação. Sicoob São Miguel, Lionesses, Lions Universidade, Rede Feminina e Igreja Quadrangular do Evangelho são apoiadores da semana de combate ao câncer.

Oito meses de atendimento

A ação é a primeira realizada em combate ao câncer, tendo em vista o início dos trabalhos do setor de oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso que ocorreu em agosto de 2018. Em oito meses, os avanços no serviço foram significativos, conforme explica a gerente de enfermagem, Márcia Dreher.

Ela lembra que o setor iniciou com dois pacientes e hoje chegou a marca de 66 pessoas em tratamento de quimioterapia. Ao todo, até março de 2019, foram realizadas mais de 130 cirurgias, 1.688 consultas e 225 internações. “Os números aumentaram e o serviço, sempre que preciso, passa por melhorias objetivando um atendimento humanizado, objetivo e com resolutividade”.

Os homens são a maioria no atendimento do setor de quimioterapia com 54%. São Miguel do Oeste é o município com mais pacientes em tratamento (33%), seguido de Maravilha (15%) e Itapiranga (10%), São José do Cedro (4%) e Tunápolis (4%). Os tipos de câncer com mais incidência é o de mama (31%) e o de próstata (30%), seguidos do de cólon (13%), de estômago (9%), de ovário (4%), de pâncreas (3%), esôfago (2%), reto (2%), papila duodenal (2%), sigmmóide(2%), útero (1%) e testículo (1%).