icone facebookicone twittericone instagram

Uma das expressões mais utilizadas na reunião que envolveu todos os Gerentes Administrativos Hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina foi melhoria contínua. Nesta terça-feira, 9, deu-se a primeira Reunião de Abertura do Projeto de Qualificação Hospitalar das Unidades Próprias da Secretaria. A intenção do programa é promover a qualificação interna dos hospitais por meio de escritórios de qualidade internos em cada uma das 13 unidades hospitalares no âmbito da administração direta da Saúde. "Nós mapearemos processos, definiremos procedimentos operacionais, criaremos fluxos de trabalho, capacitações e comitês; o que começa hoje passará por diversas áreas para chegar no principal objetivo: a segurança do paciente", afirma Márcia Pauli, uma das referências do programa no Estado. Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram do encontro, onde se levantou questões relacionadas à administração pública, tendo em vista os chamados 'escritórios de qualidade'.

O que é o escritório de qualidade?

Cada hospital próprio da Secretária de Estado da Saúde terá um comitê gestor que acompanhará a rotina da unidade, com o objetivo de fazer levantamentos acerca da qualidade do serviço que está chegando ao paciente. Esse escritório será formado por gerentes hospitalares com perfis técnicos na área, os quais farão rotineiramente um levantamento dos trabalhos realizados. Os profissionais chamaram o Escritório de uma espécie de 'mentoria'. "Buscaremos as peculiaridades de cada setor e planejaremos melhorias práticas para lacunas no serviço", descreve Raquel Ribeiro Bittencourt.

José Augusto da Silva Velho está há 32 anos no Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, e vê com expectativa esses mapeamentos e a modernização da administração. Um pensamento compartilhado por outros gerentes administrativos, que apontaram para a integração e o tom agregador do projeto. A enfermeira Selma – há quase 30 anos no Serviço Público – também registrou a surpresa e a esperança de um serviço mais capacitado, ao observar todos os gerentes administrativos reunidos. "Em 28 anos, eu nunca tinha visto isso na Secretaria. É inspirador", declarou.

O Escritório de Qualidade já havia iniciado no ano passado, no segundo semestre, no Hospital Joana de Gusmão, como projeto piloto. Com a nomeação dos cargos neste início de ano, possibilitou-se a extensão o projeto, agora, em abril. O Superintendente dos Hospitais Públicos, Daniel Yared Forte, destacou que esse programa é uma das prioridades da gestão. "Esperamos que as nossas carências em algumas áreas hospitalares estejam corrigidas até o fim do ano, com o fortalecimento cada vez maior destes Escritórios. Queremos uma gestão de processo prática e bem definida. Espero que esse ponto de partida inspire cada um que está aqui hoje", finalizou.

Haverá reuniões mensais para debater a atuação de cada Escritório na rede pública.

WhatsApp Image 2019-04-09 at 18.07.17.jpeg

Foto: Robson Valverde