A SC Transplantes, estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, vive um início de ano histórico. Apenas nos três primeiros meses do ano foram registradas 72 doações de múltiplos órgãos, um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período de 2019.

Foram registradas 21 doações em janeiro, 24 em fevereiro e outras 27 em março. No ano passado, o primeiro trimestre contabilizou 59 doações. Além do crescimento significativo, a SC Transplantes registrou dois recordes em 2019: teve o melhor desempenho em um mês de fevereiro e o maior número de doações em um único dia. Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações e até então, os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada.

Transplantes

Em relação a transplantes o crescimento foi de 235 realizados entre janeiro e março de 2018 para 291 realizados este ano. O transplante de córneas foi realizado 117 vezes e o de rim em outras 58 oportunidades.

A doação de órgãos em Santa Catarina tem registrando resultados expressivos. O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos. A taxa de doações efetivadas (cálculo entre notificações realizadas e doações concretizadas) em 2019 é de 46%. Em 16 casos notificados houve contra-indicação clínica e em outros 29 a recusa por parte de familiares.

O coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade destaca que o desempenho e ressalta que o número de doações pode ser ainda maior.
“Os números dos últimos meses mostra que podemos superar nossas marcas históricas! Nossos indicadores têm evoluído mês a mês com o objetivo de atender a necessidade da população de Santa Catarina”, completa. “Agradecemos a solidariedade das famílias catarinenses”.

A destinação do helicóptero de uso exclusivo do governador para o transporte de órgãos e tecidos também foi uma boa notícia para o SC Transplantes em 2019. A ação foi fruto de um convênio assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 6 de fevereiro. No primeiro trimestre, o helicóptero foi utilizado em seis oportunidades, transportando órgãos para pacientes que aguardavam na fila e necessitavam de agilidade.
Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, a conquista envolve uma série de esforços. "Há um verdadeiro exército em prol da doação de órgãos que a gente conta. O Estado já é o primeiro no ranking nacional. Queremos garantir isso cada vez mais. Com mais doadores e com mais esperança", completa.

Foto: Pauo Goeth

Foto Paulo Goeth