icone facebookicone twittericone instagram

A valorização e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) foi um dos principais temas durante a Assembleia do do CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), realizada nesta quarta-feira (24) em Brasília. 

A primeira pauta da nova gestão foi a sistematização e organização das Redes de Atenção à Saúde no SUS, seguida da apresentação a respeito do dia D da Saúde, do Supremo Tribunal Federal. A reunião foi presidida pelo secretário Alberto Beltrame, do Pará, empossado para o biênio 2019/2020.

O Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino participou do evento e destacou que o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde é fundamental para o bom atendimento à população e melhor gestão do setor.

“A atenção primária é a base de todo o serviço de saúde de qualquer plano, principalmente de um do tamanho e amplitude do SUS. Ela vem sendo valorizada pelo atual ministro que entende que é essa é uma importante bandeira a ser defendida”, destacou. “Nós do Governo do Estado temos o mesmo entendimento que a Atenção Primária ela precisa ser potencializada, para que as doenças crônicas, que tem a porta de entrada justamente na APS, sejam devidamente bem conduzidas e controladas. E com isso não teremos o agravo das condições de saúde da população”.

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde, Clarissa Etienne, disse aos membros do CONASS que os secretários estaduais necessitam liderar o movimento para valorizar a atenção primária. “Não existe saúde universal sem atenção primária à saúde", afirmou, lembrando que apoiar e fomentar o autocuidado por parte dos usuários do SUS evitaria milhares de mortes.