icone facebookicone twittericone instagram

Dois projetos de extensão realizados por alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)  levam muita música e histórias para os pequenos pacientes internados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. As ações são realizadas em parceria com o Setor de Pedagogia Hospitalar da unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Foto: Robson Valverde

Esta semana ocorreu o encontro entre os dois projetos, o Música Para Quem Precisa, realizado por estudantes de Música e o Literatura no Leito Hospitalar, integrado por estudantes de Pedagogia. A apresentação ocorreu em diversas alas do HIJG. As duas ações ocorrem isoladamente na unidade e, uma vez ao mês, os estudantes dos dois projetos se unem para atender pacientes e acompanhantes.

De acordo com a coordenadora Pedagógica do Hospital Joana de Gusmão, Cláudia Mattos Silva, a união de.música de literatura traz conforto, conhecimento e, principalmente, encantamento aos pacientes e familiares em momentos críticos e de muita fragilidade. “Assistimos aos pacientes cantando junto com os estudantes durante as apresentações. É um momento em que trazemos bem-estar e conhecimento com a contação de histórias. E música traz todo o lado lúdico, reforçando esse encantamento”, afirma.

A proposta do projeto Música Para Quem Precisa tem como objetivo trazer música ao vivo para pacientes, visitantes, funcionários e médicos de hospitais e asilos. A intenção é inspirar pequenos momentos de alegria e esperança nas dependências de hospitais envolvendo alunos e professores da UDESC.

O Hospital Infantil recebe o projeto A Literatura no Leito Hospitalar, desde 2014 com a proposta de ampliar possibilidades de atuação do futuro pedagogo e promover a concretização de uma formação multidisciplinar, uma vez que une e envolve profissionais da Educação e Saúde a favor do desenvolvimento integral da criança-paciente.

No mês de Maio, o HIJG realizará mais ações na área pedagógica com os projetos Patas do Bem, a volta dos Agentes do Riso e comemoração ao Dia das Mães.