icone facebookicone twittericone instagram

A partir de agora, o Hospital Tereza Ramos (HTR), de Lages, passa a contar com um novo equipamento para exames mais sofisticados e precisos. Trata-se de uma torre de vídeo no valor de R$ 430.670,11. A torre é composta por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico. É composta por um monitor de alta resolução, câmera, fonte de luz de LED, insuflador e endoscópios rígidos. 
O aparelho, adquirido por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Carmem Zanotto, possibilitará a melhoria e ampliação do atendimento dos pacientes da região serrana de Santa Catarina. 
“Em alta resolução, o equipamento proporcionará procedimentos mais precisos nos exames de laparoscopia, urologia e ginecologia do centro cirúrgico desta unidade”, afirma Andreia Maia Berto, diretora do HTR.
De acordo com o médico cirurgião José Roberto Pontin, o novo equipamento é capaz de realizar procedimentos menos invasivos, o que representa uma série de benefícios ao paciente como menor tempo de internação, menor risco de infecção e dor pós operatória.  “Com exceção ao que vemos na robótica, esse equipamento é o que há de mais moderno na cirurgia. Chamamos de minimamente invasiva , ou seja sem necessidade de grandes cortes você faz as mesma cirurgias”, destaca. “Esta torre é uma das melhores da região”.
Mudanças
Alterações no funcionamento da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem proporcionando mais agilidade no atendimento à comunidade local. Já está em pleno funcionamento a nova ala criada no quinto andar da unidade após trabalho de readequação realizado pela atual gestão. 
18 leitos foram abertos no local, sendo oito deles de curta duração e destinados a pacientes com até 24 horas de internação. Esses oito leitos funcionarão de segunda a sábado. Outros oito leitos estão sendo utilizados para cirurgias eletivas que necessitem de até quatro dias de internação e outros dois para pacientes que precisam ficar em isolamento.
Na nova readequação, a direção optou por maior disponibilidade no centro cirúrgico para atender uma demanda reprimida em cirurgias eletivas.  Em apenas uma semana de atendimento, 24 pessoas foram atendidas neste novo espaço. “Na nova readequação, a direção optou pela abertura de maior disponibilidade de salas cirúrgicas e a consequente abertura destes leitos cirúrgicos nas instalações do quinto andar”, afirma Andreia Berto.