Profissionais da enfermagem vivenciaram experiências únicas de aprendizado e integração em evento que bateu recorde de público e superou todas as expectativas

.
Enfermagem, uma profissão onde o cuidado vai muito além de agulhas e curativos. Conhecimento, dedicação e compromisso são princípios que fazem toda a diferença quando o assunto é cuidar. Para homenagear aqueles que dedicam a sua vida para cuidar de muitas outras vidas, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) realizou, entre os dias 14 e 15 de maio, no Hospital Florianópolis (HF), atividades alusivas à Semana da Enfermagem.

A ação foi organizada em parceria com o Curso de Enfermagem da Faculdade de Santa Catarina (FASC). Participaram da iniciativa aproximadamente 90 acadêmicos, sob orientação da graduanda Jéssica Castro dos Santos e da professora Millena Maria Piccolin. Eles planejaram as atividades que fizeram parte da programação nos dois dias do evento, considerado um sucesso entre os participantes.

As palestras trouxeram temas como a “Inteligência Emocional no cuidado direto ao paciente”, o “Projeto Amanhecer” do Hospital Universitário e “A importância das terapias complementares para o dia a dia e para os profissionais da enfermagem”. O propósito é aflorar na equipe um olhar além das técnicas que avalia corpo, mente e espírito do paciente, um complemento do tratamento tradicional hospitalar.

Quis trazer esse outro olhar. Além dessas terapias servirem de complemento para os tratamentos convencionais, onde os técnicos e enfermeiros podem atuar, elas também são importantes para garantir o bem-estar dos colaboradores, o que contribui para elevar a qualidade do atendimento prestado aos nossos pacientes”, explica a enfermeira Millena Maria Piccolin, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Florianópolis.

Os participantes foram agraciados com um saboroso café regional. Outro ponto forte do evento foi a realização de uma feira e um workshop que chamou a atenção do público pela sua criatividade e organização. Segundo a direção do hospital, tudo foi preparado com muito carinho, alguns dos brindes foram feitos manualmente pelos alunos, assim como a decoração personalizada que revelava situações do cotidiano da enfermagem. Jogos divertidos ajudaram a tratar o assunto de uma forma mais lúdica e criativa. “Teve sorteio de brindes arrecadados com comércio local, espaço para fotos, massagem express, aromaterapia, sessão de maquiagem e divulgação das ações em redes sociais gerando engajamento com a própria comunidade”, detalha Millena.

Para David Molina, gerente de enfermagem do HF, o evento marcou a história da instituição. “Tenho 17 anos de profissão e essa, sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores semanas da enfermagem que eu já acompanhei. Foram trabalhados temas multidisciplinares que englobavam diversos profissionais, tornando mais atrativo aos diversos públicos. Apesar de ser a primeira semana da enfermagem do IMAS no hospital, foi registrado recorde de participantes. Superamos todas as expectativas”, finaliza o gerente.