O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé realizou, no último sábado e domingo, 22 e 23, um curso teórico-prático de suporte avançado em cardiologia. O objetivo da ação é trazer o que há de mais avançado em atendimento às vítimas de emergências cardiológicas.

_DSC0024.jpg

Foto: Gisele Vizzotto/Ascom HRTGB

Os instrutores do Centro de Treinamento e Simulação de Emergência (CTSEM), de Porto Alegre (RS), se deslocaram a São Miguel do Oeste para ministrar o curso. Os participantes vivenciaram experiências em tempo integral com aulas teóricas e exercícios práticos.

O instrutor, Darlan da Rosa, explica que o programa Advanced Cardiologic Life Support (ACLS) existe em mais de 100 países e é baseado em protocolos que mudam a visão dos profissionais que participam. “Faz com os médicos, enfermeiros e técnicos abordem os pacientes em equipe, pensando juntos”, e ainda afirma que o Centro de Treinamento tem experiência de mais de 20 anos, além de ser referência nacional.

A gerente de enfermagem, Márcia Dreher, destaca o Hospital Regional recebe diversos casos de pessoas com emergências cardiológicas. “O curso qualifica a equipe e agrega segurança e qualidade ao paciente. É um investimento que entendemos como necessário diante da demanda, qualificando equipes do pronto socorro, internações, UTI e oncologia”, disse.

Sobre o ACLS

O Advanced Cardiologic Life Support (ACLS) é um curso americano de capacitação avançada no suporte à vida, elaborado para garantir um melhor atendimento às emergências cardiológicas. Durante o programa, os alunos aprendem uma abordagem sistemática do diagnóstico das principais patologias em emergência cardiológica, algoritmos de tratamento, reanimação cardiopulmonar, uso de desfibrilador externo automático (DEA) e dinâmica de equipe.

_DSC0035.jpg

Foto: Gisele Vizzotto/Ascom HRTGB