O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, está passando pelo terceiro ciclo do projeto Lean nas Emergências. Desde novembro de 2018, a instituição está inserida no projeto do Ministério da Saúde e já é possível observar mudanças positivas que as reestruturações, capacitações e novos protocolos clínicos implantados trouxeram ao Pronto Socorro do hospital.

O mês de março foi um dos mais expressivos em resultados no ano de 2019. O tempo de decisão médica pela internação até a transferência para o leito reduziu de 2.160 minutos para 1.440 minutos. Desde o início do projeto até março/2019, a taxa de ocupação hospitalar reduziu de 95,5% para 91,5%.

Os números continuam positivos no decorrer desde ano. Em agosto, a taxa de evasão dos pacientes também diminuiu de 19% (novembro/2018) para 12%.

"Essas quedas demonstram como as ferramentas do Lean auxiliam nos giros de leito e, consequentemente, tornam os atendimentos e decisões mais ágeis, permitindo que os processos de trabalho sejam realizados de maneira mais otimizada", explica o diretor geral do HRHDS, Evandro Rodrigues Godoy.

O objetivo para os próximos meses é melhorar ainda mais os resultados e tornar o Pronto Socorro um setor modelo. "Esses números são a prova de como a parceria do Hospital Regional com o Hospital Sírio Libanês, por meio do Proadi-SUS tem sido positiva para a instituição", ressalta Evandro.