A ala psiquiátrica do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, realiza no setor o projeto “A Música como Recurso Terapêutico Ocupacional” voltada para os pacientes da unidade. O trabalho é desenvolvido quinzenalmente por voluntários musicistas profissionais.

Com o projeto, os profissionais da ala analisam o grupo terapêutico e consideram as demandas emocionais, sociais, culturais e religiosas.

“Esse processo ocorre na interação terapeuta-indivíduo-atividade, com a compreensão da linguagem da ação, o que faz com que a Terapia Ocupacional possa prevenir e tratar, integrando socialmente indivíduos com transtornos mentais, emocionais, sensoriais ou sociais pela utilização de potenciais e capacidades remanescentes em cada caso”, explica a terapeuta ocupacional do HRHDS Terezinha Coelho de Oliveira.

Durante a atividade musical os pacientes também realizam uma atividade expressiva relatando (escrevendo ou desenhado) o que sentiram em relação ao processo terapêutico ocupacional com a música.

“A música é utilizada para fins terapêuticos e pode levar seus efeitos curativos ou, pelo menos, media rumos, abrindo canais de expressão aos pacientes com enfermidades que necessitam do atendimento terapêutico ocupacional”, comenta Terezinha.