icone facebookTwitterInstagram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública, está promovendo a VIII Mostra de Experiências de Humanização com o tema “HumanizaSUS na contemporaneidade”. O objetivo é evidenciar novas possibilidades de promoção da qualidade na gestão e no cuidado do Sistema Único de saúde (SUS). O evento será realizado no dia 25 de outubro, no prédio das Escolas de Governo, localizado no bairro Bela Vista III, em São José.

Os profissionais interessados devem inscrever seus trabalhos até o dia 11 de outubro, por meio do link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=50455. As vagas são limitadas para 90 participantes, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.

Experiências

Serão selecionados trabalhos para apresentação na modalidade oral (30 trabalhos) e pôsteres, realizados por profissional e/ou estudante, gestor e/ou usuário da área da saúde com experiências de humanização na gestão e na atenção do SUS e/ou em redes/movimentos sociais, conselhos em diversos âmbitos: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, além de atividades de formação em Educação Permanente em Saúde e Humanização.

A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas vivenciadas no cotidiano do SUS, levando em conta as diretrizes e dispositivos da PNH, e o tema que a convoca. Após a realização da inscrição como participante, poderá ser feita a inscrição da experiência. As selecionadas receberão devolutiva no dia 16 de outubro.

Eixos temáticos

Valorização do Trabalho e do Trabalhador: Experiências que enfoquem ações de humanização voltadas aos trabalhadores, ao aprimoramento da gestão do trabalho, à educação permanente, à promoção de saúde no trabalho tendo como base as diretrizes da Política Nacional de Humanização.

Direitos do Usuário e Participação Social: Experiências enfocando o fomento da participação do usuário nos serviços. Gestão participativa com inclusão dos usuários. Inclusão do usuário e sua rede familiar e social na gestão do cuidado. Estratégias de difusão e fortalecimento dos direitos dos usuários tendo como base a carta dos direitos do usuário, homologada pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf

Metodologia

Modalidade Oral: Roda de conversa com os expositores dos trabalhos selecionados que terão 20 minutos para apresentação da experiência, com mais 5 minutos para o debate.

Modalidade Pôster: Os pôsteres serão fixados na chegada, durante o credenciamento. No dia 25/10, às 11h30, o seu expositor poderá permanecer junto ao pôster para apreciação dos participantes da VIII Mostra.

VIII Mostra de Experiências de Humanização

Data: 25 de outubro, sexta-feira

Local: Prédio das Escolas de Governo, localizado na Rua Tulipas, 236, no bairro Bela Vista III, em São José, anexo a UBS do Bela Vista.

Inscrição no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=50455

Período de inscrições: 13/09/2019 a 11/10/2019

E-mail para contato: espsc@saude.sc.gov.br e divisaopnh@gmail.com

Telefones para contato: (48) 3664-7222 e 3665-4664

Programação

Horário

Atividade

Local

07:30 – 08:30

Credenciamento + coffee de acolhimento

Entrada do Auditório

08:30 – 09:30

Solenidade de Abertura

Auditório – ESP/SC

09:30 – 12:00

Debate acerca do tema principal e eixos da VIII Mostra HumanizaSUS

Auditório-ESP/SC

12:00 – 13:00

Intervalo para o Almoço e Visita aos pôsteres

13:00 – 16:00

Apresentação das Experiências nos Grupos de Trabalho (1 a 5)

Salas de aula (1,3 e 4)

Auditório e laboratório de enfermagem

16:00 – 16:30

Coffee Break

16:30 – 17:30

Conversa sobre o trabalho desenvolvido nos Grupos de Trabalho

Apresentação das questões abordadas nos Grupos

Auditório – ESP/SC

18:00

Encerramento