O estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abriu 13 novos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no mês de janeiro. A ampliação do atendimento foi possível após a contratação de servidores através dos processos seletivos realizados durante o segundo semestre de 2019.

49526679886_0c0edb69fa_c.jpg

Foto:  Mauricio Vieira/Secom

No total, foram abertos seis leitos em UTI pediátrica no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis; quatro leitos adultos no Hospital Dr. Waldomiro Colautti, em Ibirama; e outros três leitos adultos no Hospital Regional Dr Homero Miranda Gomes, em São José. De acordo com a Superintendência de Hospitais Públicos, as unidades da SES contam atualmente com 167 leitos de UTI, sendo 94 adultos, 20 pediátricos e 53 neonatais.

O secretário Helton de Souza Zeferino destacou que a abertura dos leitos de UTI traz consequências diretas na melhoria e ampliação do atendimento na rede estadual. “Essa ação é resultado de processo seletivo instaurado e que está possibilitando a abertura de novos leitos. Com essa ampliação, tanto o Hospital Infantil Joana de Gusmão quanto o Dr Waldomiro Colautti trabalharão com as suas UTIs em capacidade plena”, destacou. “Os leitos de UTI fechados por falta de servidores no Regional foram reabertos. Isso reflete na maior capacidade de resposta cirúrgica e de internação em nossas unidades, além da redução de necessidade de transferência de pacientes pelo estado”.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda conta com processos seletivos com inscrições abertas para diversas regiões. O objetivo é dar continuidade à diretriz traçada pela atual gestão, que é a da ampliação e melhoria do atendimento na rede SUS.