O Hospital Regional Martinho Afonso Ghizzo, de Araranguá, receberá serviços de referência nas especialidades de oftalmologia, urologia e ortopedia. O anúncio foi feito pelo secretário Helton de Souza Zeferino, nesta sexta-feira, 14, durante encontro com lideranças dos municípios da região sul de Santa Catarina.

HRA 1.jpg

Foto: Fabrício Escandiuzzi

“Já estamos trabalhando para referenciar o Hospital Regional de Araranguá no sentido de que a unidade passe a oferecer serviços de referência nas áreas de oftalmologia da média e alta complexidade, urologia e ortopedia”, afirmou o secretário. “Temos planos para que ele cumpra a sua função de hospital regional. Não é justo que pessoas tenham que se deslocar para resolver questões que poderiam ser resolvidas aqui”.

Helton também participou de um encontro com lideranças e membros do conselho consultivo do HRA, onde explicou detalhes da política hospitalar catarinense e da nova política de cirurgias eletivas. “Nossa política de estado é baseada na entrega”, completou.

Zeferino citou que medidas de gestão aliadas à economia na pasta têm proporcionado avanços significativos na entrega de serviços. “Santa Catarina é o único estado do Brasil que fornece próteses fonatórias, via SUS, para pacientes. Isso foi possível justamente após ajustes financeiros realizados pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse. “O nosso trabalho visa reforçar as políticas estruturantes na área da saúde não só nas demandas hospitalares, mas também em temas extremamente importantes como a Atenção Primária”.