icone facebookicone twittericone instagram

Um momento de atenção, mas não de pânico. É assim que o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, definiu a situação do novo coronavírus (COVID-19) no país e em Santa Catarina em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 4, em Florianópolis. O estado segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e tem um plano de contingência implementado para diminuir os riscos e impactos da doença na população.

WhatsApp Image 2020-03-04 at 13.02.58.jpeg

Fotos: Maurício Vieira/Secom


“Nosso plano de contingência está no nível de risco iminente, porque tivemos dois casos confirmados em São Paulo. Temos algumas ações desencadeadas, com reforço da preparação das equipes e divulgação de ações” explica o secretário, acrescentando que o tema é tratado dentro da estrutura da pasta desde 29 de janeiro.

Além da preparação dos serviços e profissionais de saúde e orientações aos municípios por meio de videoconferências e notas técnicas, a Secretaria da Saúde também reforça a divulgação de ações de prevenção à população. Um site foi lançado com informações da doença e dicas de como reduzir os riscos de contaminação e centralizar as informações oficiais. Um dos objetivos é evitar disseminação de fake news pelas redes sociais.

O estado tem atualmente 43 casos suspeitos sendo avaliados, segundo dados divulgados na terça-feira, 3. As informações são atualizadas na Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, fonte oficial e responsável pela compilação dos casos suspeitos no país. As atualizações podem ser conferidas no site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

“Nós vivemos no território brasileiro e catarinense um momento de atenção. As pessoas não precisam ter pânico, não há necessidade de transitar em vias públicas com máscaras, por exemplo. A recomendação é a etiqueta respiratória, que ajuda na contenção do vírus respiratório”, complementa Helton.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel ou com antebraço quando tossir, além de evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

O secretário reforçou que nenhum paciente monitorado está internado na rede hospitalar. “Os pacientes estão sendo acompanhados em casa. Na maioria dos casos não é necessária a internação”, afirmou. “O estado não pode parar toda a rede de saúde para esperar o coronavírus. Temos demandas diárias da população, além de surtos de sarampo e febre amarela que merecem nossa atenção”.

WhatsApp Image 2020-03-04 at 13.02.58 (1).jpeg

Lacen-SC irá realizar testes do coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina realizará testes para diagnóstico do novo coronavírus. Atualmente, a unidade encaminha as amostras para avaliação no Fiocruz, no Rio de Janeiro. Com os testes realizados no estado, o tempo para confirmação de um caso, que hoje é entre sete a 10 dias, passa para 24 a 72 horas.

O Ministério da Saúde começa a distribuição dos insumos para realização dos testes nesta quarta-feira, 4. Porém, a equipe do Lacen em SC ainda precisa passar por treinamento e por isso ainda não tem data definida para começar os procedimentos.

“O Lacen tem capacidade técnica, com profissionais com expertise em biologia molecular, e equipamentos. Assim que os insumos chegarem e a equipe for chamada para o treinamento, estaremos prontos para começar a fazer os exames em SC e assim dar essa resposta o mais rapidamente possível”, afirma a diretora do Lacen, Marlei De Biasi dos Anjos.

Também participaram da coletiva de imprensa desta quarta-feira a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt, o secretário adjunto que responde pela Superintendência de Hospitais Públicos, André Motta Ribeiro, e a infectologista da SES Marise Mattos.

WhatsApp Image 2020-03-04 at 13.02.58 (2).jpeg

App do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo com informações para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A ferramenta está disponível Android e iOS.

O app "Coronavírus – SUS" traz informações sobre a doença, sintomas, formas de prevenção e dicas para viajantes. Além disso, é possível encontrar unidades de saúde próximas e acompanhar as últimas notícias e atualizações sobre a doença.