icone facebookicone twittericone instagram

O Governo de Santa Catarina determinou novas medidas, na manhã desta terça-feira, 17, em função da pandemia de coronavírus. Exames e cirurgias eletivos e consultas ambulatoriais estão suspensos temporariamente, exceto para procedimentos e cirurgias não prorrogáveis, tais como exames oncológicos. O objetivo da medida é diminuir o fluxo de pessoas no sistema hospitalar, reduzindo a circulação do vírus em um momento de preparação para o recebimento de pacientes com a Covid-19.

Em relação às visitas, a determinação é que elas sejam suspensas no caso de idosos e pessoas com doenças crônicas que estejam internadas. Para os outros pacientes, o limite é de uma pessoa por vez.


 
WhatsApp Image 2020-03-17 at 13.39.59.jpeg

Foto: Divulgação SES/SC

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, Santa Catarina vive um momento de exceção e as medidas se fazem necessários para evitar a propagação do coronavírus:

"Estamos em um momento de preparar a rede hospitalar, por isso a redução da circulação de pessoas no sistema é necessária. Cada um fazer a sua parte é fundamental para que atravessemos esse período com o menor impacto é possivel. O Estado de Santa Catarina está tomando todas as medidas para evitar a propagação do vírus".

Confiram também outras medidas que passam a valer para a rede hospitalar a partir desta terça-feira:

• Os hospitais com leitos de UTI devem intensificar a utilização dos leitos de retaguarda e cuidados prolongados de Unidades Hospitalares de menor complexidade, acionando sempre a Regulação de sua macrorregião;

• Em demandas de pacientes com sintomas respiratórios decorrentes da Covid-19 que venham a necessitar de internação em leito de UTI, a Unidade deverá comunicar a Central Estadual de Regulação Hospitalar (CERIH) antes de liberar a vaga;

• As Unidades Hospitalares deverão se reorganizar quanto à distribuição das cadeiras na sala;

• A circulação de pessoas na área hospitalar fica restrita neste momento;

• Os estágios na área hospitalar serão suspensos temporariamente;

• Nos próximos dias a SES disponibilizará aparelhos de televisão para transmitir vídeos educativos.