Desde segunda-feira (16), a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC) está atendendo apenas casos urgentes e de forma preferencialmente remota. A medida está em conformidade com o decreto do governador do Estado de suspender o atendimento presencial ao público (exceto serviços essenciais à população), para minimizar as possibilidades de contágio do novo coronavírus.

O Defensor-Público Geral, João Joffily Coutinho, pede para que as pessoas não se dirijam à DPE/SC. Cidadãos que tiverem demandas de casos que envolvem risco à vida, à liberdade e à saúde devem fazer contato com a DPE-SC por telefone ou por e-mail (confira a listagem abaixo, de acordo com a cidade). Os canais de acesso estão sendo ampliados dia-a-dia e a lista atualizada está disponível no site da DPE. Os prazos processuais, audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) estão suspensos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) até o dia 31 de março.

O Estado decretou, na tarde de terça-feira (17), situação de emergência e medidas drásticas para a contenção da pandemia mundial, já que Santa Catarina apresentou casos de contaminação comunitária pelo vírus. Isso significa que não é mais possível detectar a origem da contaminação. Até a tarde de quarta-feira (19) eram 14 os casos confirmados com a COVID-19. Asatualizações sobre a doença em SC estão atualizadas no site do governo.

Por pelo menos sete dias estão suspensas as atividades em grupos, funcionamento de estabelecimentos públicos e privados, transporte público municipal, intermunicipal e interestadual. Além disso, recomenda-se que a população permaneça em casa, higienize as mãos com frequência (com álcool ou água e sabão), e evite viagens e deslocamentos. Se alguém família apresentar sintomas como febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e dificuldades para respirar, ligue para o 136 para se informar sobre como proceder.

Atendimento remoto da DPE-SC para casos urgentes:

Capital

Telefones: (48) 98863-0669 e 988424436

E-mail: triagemcapital@defensoria.sc.gov.br

Araranguá (também atende Maracajá e Balneário Arroio do Silva)

E-mail: ararangua@defensoria.sc.gov.br

Núcleo de Blumenau

E-mail: defensoriablumenau@gmail.com

Núcleo de Brusque (também atende Botuverá e Guabiruba)

E-mail: brusque@defensoria.sc.gov.br

Núcleo de Caçador (também atende Rio das Antas, Calmon e Macieira)

E-mail: cacador@defensoria.sc.gov.br