Santa Catarina tem 281 casos confirmados de infecção por coronavírus e 5 mortes causadas pela Covid-19. O número foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde desta quinta-feira, 2.

Arte: SECOM

As três novas mortes confirmadas são de uma idosa de 87 anos que estava internada em um hospital particular de São José, um homem de 73 anos morador de Criciúma e uma mulher de 66 anos do município de Antônio Carlos, que estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu.

O morador de Criciúma teve a infecção por coronavírus confirmada no segundo teste. O primeiro, realizado pelo Lacen em uma coleta feita sete dias após o início dos sintomas, por meio de swab combinado (nasal/oral) deu negativo. O segundo, executado pelo Laboratório Hermes Pardini, analisou coleta de secreção traqueal feita 11 dias após o início dos sintomas e apresentou resutado positivo para o novo coronavírus. Os dois laboratórios utilizaram o mesmo método (RT-PCR). Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade do método pode variar a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal, lavado broncoalveolar) e também do tempo decorrido entre o início dos sintomas e a coleta do material.

O número de casos confirmados nesta quinta representa um aumento de 13,8% em relação ao dia anterior. Três novos municípios entraram na lista de cidades com casos confirmados: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes.

Antônio Carlos - 8
Urussanga - 1
Outros estados -5
Outros países - 3

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo Youtube, Instagram e Facebook do Governo do Estado.