icone facebookicone twittericone instagram

O governador Carlos Moisés participou de um encontro com os profissionais que atuam no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) e com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, na tarde desta terça-feira (12).
A visita foi realizada no dia em que o COES completou dois meses de instalação para o combate à Covid-19 no estado. Desde o início, o grupo vem atuando fortemente, entre outros temas, na elaboração de portarias e notas técnicas voltadas aos profissionais da saúde e comunidade em geral. 
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) já publicou um total de 42 portarias, sendo uma de instituição do COES e as demais regulando a suspensão ou liberação de atividades e serviços, além de 64 notas para o enfrentamento da Covid-19 desde o início da pandemia no território catarinense. Destas, 12 se referem à Atenção Primária à Saúde, 2 Segurança do Paciente, 6 do COES, 7 para o SAMU, 4 para a Diretoria de Assistência Farmacêutica e 33 para a Diretoria de Vigilância Sanitária, além de diversas Notas Conjuntas.
No período foram mais de 400 páginas de notas elaboradas e atualizadas frequentemente pelo grupo técnico que atua no Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES). Os documentos servem para informar e orientar a população e profissionais de saúde em como proceder em determinadas situações para prevenção e controle do novo coronavírus.
Na mesma área que o usuário acessa as Notas, em Profissionais de Saúde (http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/profissionais_saude.html), são disponibilizados ofícios, fluxogramas, plano de contingência, protocolos do SAMU, recomendações para isolamentos, videoconferência, material gráfico, além de recomendações da Anvisa.