icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC), da Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS) e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), implantou em março de 2020 o EducaSaúde SC. Em pouco mais de dois meses, foram mais de 2820 inscrições nos cursos à distância.
A estratégia tem o objetivo de oferecer apoio à educação permanente e continuada, via cursos à distância, fóruns de discussão, webaulas, webseminários e videoconferências, aos profissionais da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina.
O curso "Abordagem às pessoas com sintomas respiratórios na vigência da pandemia por COVID-19 na Atenção Primária à Saúde", lançado na data de 20 de março de 2020, já possui quantitativo total de mais de 2031 inscrições.
Até o momento foram 15 turmas finalizadas, em duas versões de atualizações, totalizando mais de 1500 inscritos. Estão em andamento mais 6 turmas, com o curso em sua terceira versão (a mais atualizada - 2020.3), com mais 530 alunos inscritos. Ao menos 1038 alunos acessaram o curso voltado à APS, possuindo um quantitativo até então, de 656 concluintes com direito à certificação. 
A grande maioria dos profissionais que realizam o curso atuam na Atenção Primária à Saúde no Estado de Santa Catarina, mas também foram atendidos profissionais dos hospitais públicos e de hospitais, clínicas privadas e do sistema prisional de SC. 
Para atendimento à necessidade de outros setores, além da APS, foi também lançado o curso "Atendimento Pré Hospitalar de urgência/emergência de pessoas com sintomas respiratórios - COVID-19", realizado em parceria com o Núcleo de Educação em Urgências de Santa Catarina (NEU SC), voltado para os profissionais da Atendimento Pré Hospitalar catarinense. Sete turmas já foram finalizadas até então, e está em andamento mais 1 turma. São 790 inscrições, sendo que mais de 479 profissionais já realizaram o acesso ao curso e mais de 295 alunos concluíram o curso com direito a certificação.
No próximo mês, será lançado o terceiro curso da plataforma, "Cuidados avançados à pessoa com quadro clínico grave por COVID-19", voltado para profissionais que atuam na atenção hospitalar, produzido em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-SES/SC), Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS-SES/SC), Conselho Regional de Enfermagem (COREN SC), Coordenação de Segurança do paciente (CESP), Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) e Hospital Nereu Ramos (HNR).
As inscrições para nossos cursos estão abertas, sendo realizadas através de um formulário que consta em nossa páginahttp://www.saude.sc.gov.br/index.php/resultado-busca/educacao-permanente/1654-educasaude-sc/11122-educasaude-sc-inscricoes