Xanxerê, 15 de Fevereiro de 2018

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, assinou nesta quarta-feira, 14, a ordem de serviço para a segunda etapa da obra de ampliação do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, no valor de R$ 11,2 milhões. O novo bloco abrigará, entre outros serviços, uma nova UTI coronariana com 10 leitos e um novo centro cirúrgico com seis salas, sendo duas destinadas a cirurgias de grande porte. O evento foi realizado no auditório da unidade e contou com a participação da direção, funcionários e lideranças políticas.

Conforme Casagrande, o Estado está investindo na regionalização da saúde, verificando as necessidades, para então, elaborar ações voltadas ao atendimento integral na região. “Estou convicto de que estamos no caminho certo. O governador Raimundo Colombo destinou R$ 500 milhões para obras com recursos do Pacto e o Hospital Regional São Paulo é uma das prioridades”, explica o secretário.

O diretor administrativo do Hospital Regional São Paulo, Fábio Lunkes, salienta que o investimento possibilitará a ampliação dos serviços prestados, além de proporcionar a manutenção da qualidade do atendimento. “Essa obra vem ajudar toda a população daGrande Oeste. Somos referência em cardiologia para mais de 1,3 milhão de habitantes e isso demonstra o comprometimento do governo do Estado com a nossa região”, frisa Lunkes.

Investimento

Na primeira etapa de construção do Bloco II foram investidos R$ 11,5 milhões na estrutura dos oito pavimentos e conclusão dos dois primeiros. Após finalizada a segunda etapa, a estrutura com cerca de 8 mil m2 contará com o novo serviço de Imagem no primeiro pavimento. No segundo pavimento ficará a UTI Coronariana, com 10 leitos, e a nova Hemodinâmica. O terceiro pavimento contempla ambulatório de especialidades médicas e no quarto pavimento UTI Geral com 10 leitos e Central de Esterilização de Materiais.  O quinto pavimento será destinado para acomodar as centrais de climatização e demais equipamentos. No sexto pavimento será instalado o novo centro cirúrgico com seis salas, sendo duas delas para cirurgias de grande porte. O sétimo pavimento contará com a nova unidade de enfermarias para internação e no oitavo pavimento ficará a cobertura e o heliponto.

O Hospital

O Hospital Regional São Paulo é referência em serviços de alta complexidade em cardiologia. São atendidos os moradores dos municípios que fazem parte de 13 Agências de Desenvolvimento Regional, entre elas, Caçador, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.