icone facebookicone twittericone instagram

Penha, 19 de Fevereiro de 2018

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) retoma nesta terça-feira, 20, o mutirão de cirurgias de catarata que será realizado no Hospital Nossa Senhora da Penha, no município de Penha e se estenderá até o final do mês de Fevereiro. Serão 1.400 procedimentos, com atendimento de 160 pacientes por dia, distribuídos conforme a demanda levantada pelos gestores municipais da Regional de Saúde da Foz do Rio Itajaí.

A retomada do mutirão é muito importante e beneficiará a população da região metropolitana da Foz do Rio Itajaí. Infelizmente, não poderei estar presente na abertura dos trabalhos, pois seguirei para Brasília a fim de tratar de assuntos da saúde catarinense. Mas estarei em Penha no dia 26 para acompanhar os trabalhos do mutirão de cataratas naquela região”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

O valor de cada cirurgia é de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor será custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2017 foram beneficiados com o mutirão de cirurgias as Macrorregiões do Grande Oeste, Meio Oeste, Serra Catarinense e parcialmente o Sul do Estado e a Grande Florianópolis.

Em Novembro de 2017 foram feitas 1.197 cirurgias de catarata em São Lourenço do Oeste. No mês seguinte do mesmo ano, Caçador, Iporã do Oeste e Içara realizaram, respectivamente, 897, 636 e 400 cirurgias de catarata.