Florianópolis, 22 de Março de 2018

O Ministério da Saúde (MS) ampliou para todo o território nacional a Área Com Recomendação para a Vacinação (ACRV) contra a febre amarela. Em Santa Catarina, as primeiras doses devem chegar no próximo mês de Julho. A ampliação da área de vacinação será feita de forma gradativa. O cronograma de distribuição para as gerências de saúde será organizado pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Imunização e DTHA (Gevim) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

As vacinas estarão disponíveis na rotina dos postos dos municípios. Faremos uma ação para divulgar a importância da população tomar a vacina nos próximos meses. Alertamos que não é uma campanha. Trata-se de uma medida preventiva para proteger toda a população para o caso de aumento na área de circulação do vírus amarílico”, explica Eduardo Macário, diretor da DIVE.

A DIVE recomenda a vacinação das pessoas que viajarão para os estados com transmissão ativa da doença (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia). A vacina deve ser tomada com antecedência de pelo menos 10 dias da viagem. Além disso, crianças com nove meses de idade, independentemente do local de residência, devem ser imunizadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação em vigor.

De acordo com a gerente da Gevim, Vanessa Vieira da Silva, qualquer pessoa que não tenha sido vacinada que resida ou visite áreas onde há transmissão da doença pode contrair a febre amarela. “E agora, com a garantia do MS de que haverão doses suficientes para toda a população do Estado,  é possível expandir para os demais 133 municípios que não faziam parte da Área Com Recomendação da Vacina (ACRV)”, informa Vanessa.

De Janeiro de 2017 até o momento, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), foram aplicadas 70.138 doses da vacina contra a febre amarela no território catarinense. Segundo a previsão do MS, os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul adotarão a vacina padrão em todos os municípios e deverão imunizar1.3 milhão de pessoas.

Até o momento não foi detectada a circulação do vírus da febre amarela no seu ciclosilvestre em Santa Catarina. A DIVE e as vigilâncias municipais estão monitorando todos os casos notificados de macacos mortos ou doentes.