icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 27 de abril de 2016

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Winston Luiz Zomkowski e a coordenadora de Ensino e Pesquisa do Lacen, Maria Elizabeth Menezes, participaram entre os dias 13 e 16 de abril, em Portugal, da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Controle de Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa.

Nesse grupo, o Brasil é representado pelo Lacen, pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Além de Brasil e Portugal, participaram representantes de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. Na mesma oportunidade, os servidores também participaram da 8.ª Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Medicina Laboratorial.

A primeira reunião do grupo de trabalho ocorreu em 2015, no Brasil, propondo o Programa de Melhoria da Qualidade Laboratorial (ProMeQuaLab) voltado aos países de Língua Portuguesa. A finalidade dessa reunião foi promover a melhoria da qualidade nos laboratórios de medicina laboratorial, tendo como base a aplicação de boas práticas, de modo a obter resultados exatos e precisos que contribuam de forma efetiva para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Durante os eventos, a convite dos organizadores, Winston Zomkowski apresentou o Lacen e as atividades realizadas pela instituição e também um panorama sobre Dengue, Chikungunya e Zika no Brasil e no Estado de Santa Catarina. A apresentação foi preparada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os principais resultados da participação no evento foram a integração com outros laboratórios que buscam a qualidade de seus processos e o compartilhamento de estratégias para o alcance dessa meta, a análise de propostas de financiamento para as ações de promoção da qualidade, a preparação do 2.º Congresso de Controle de Qualidade Laboratorial que deve ocorrer no próximo ano, em Lisboa, e o contato com as inovações europeias na área de atuação do Lacen.

O Grupo de Trabalho também elegeu seu Comitê Gestor, formado por Portugal e Brasil, e seu Comitê Executivo, formado por Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde. O grupo promove reuniões presenciais anuais e um congresso a cada dois anos.