icone facebookicone twittericone instagram

 Florianópolis, 29 de abril de 2016 

A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina, iniciada no último dia 25, tem se mostrado um sucesso. Após quatro dias, os cerca de 1,2 mil postos de vacinação em todos os 295 municípios do Estado apresentaram movimento recorde, demonstrando que a população está atendendo ao apelo e buscando se imunizar contra a gripe de forma antecipada. “Apesar de alguns municípios ainda não terem informado o quantitativo de doses aplicadas até o momento, estima-se que já foram aplicadas mais de 500 mil doses da vacina contra a gripe nos quatro primeiros dias da campanha”, informa a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Vanessa Vieira da Silva.

No sábado, 30, está previsto para ocorrer o dia “D” de mobilização da campanha nacional de vacinação contra a influenza, quando todos os postos de saúde da rede pública do Estado deverão estar abertos para a intensificação da vacinação contra a gripe. No entanto, tendo em vista a grande procura da população pela vacina e por conta da antecipação da campanha no Estado, alguns municípios relataram estar com estoque baixo de doses. “O quantitativo de doses recebidas até o momento (1,138 milhão de doses, equivalente a 60% do total) foi suficiente para antecipar a campanha de vacinação em uma semana. No sábado receberemos mais 180 mil doses (equivalente a 10%) que serão distribuídas para as gerências regionais de Saúde abastecerem os municípios para o início da semana que vem. O restante deverá ser distribuído até o dia 9 de maio. Portanto, orientamos que os municípios verifiquem o quantitativo de doses disponíveis e que avaliem a quantidade de postos que poderão estar abertos no sábado. E que a população se informe quais estarão em funcionamento no dia 30. Lembro que a campanha continua até o dia 20 de maio, e é destinada aos grupos prioritários”, orienta o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Macário.

A campanha de vacinação contra gripe em Santa Catarina teve início no dia 25 de abril e segue até o dia 20 de maio. Devem receber a vacina indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas e os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais*.

A população dos grupos prioritários em Santa Catarina é de 1.739.814 pessoas, e a meta do Ministério da Saúde é de que 80% delas sejam vacinadas - a mesma estabelecida na campanha de 2015. “No ano passado, porém superamos a meta: a cobertura vacinal no estado foi de 92%. E neste ano, com o movimento nos postos de vacinação, devemos superar a cobertura do ano passado”, comemora Vanessa Vieira da Silva.

No site www.gripe.sc.gov.br, além de informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento, há a lista completa das salas de vacina existentes em Santa Catarina, tanto da rede pública como das unidades privadas credenciadas pela Dive/SC para comercializar as vacinas. No link Perguntas e Respostas são esclarecidas diversas questões.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.