São José, 5 de julho de 2016

A Associação Amigos do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes (AAMHOR) completou 20 anos e, para comemorar a data, reuniu em sua sede na manhã desta terça-feira,5, voluntários, ex-diretores, parceiros da entidade, diretores e gerentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião, o presidente da AAMHOR, Romualdo Leone Tiezerin, fez um relato de todas as ações da entidade desde sua fundação. Durante esses 20 anos foram investidos mais de R$ 2,6 milhões em obras, equipamentos e materiais destinados ao Hospital Regional de São José (HRSJ) e Instituto de Cardiologia (IC).

Na ocasião, Romualdo também destacou a doação de 28 cadeiras de rodas e outras 28 cadeiras para banho aos pacientes do Hospital Regional e Instituto de Cardiologia (IC). As doações fizeram parte das comemorações do aniversário da AAMHOR.

No relato das ações da entidade, Romualdo explicou que “no Hospital Regional foi construído o Solarium, que era uma reivindicação antiga dos pacientes. Realizamos reformas do segundo ao quinto andar da unidade, bem como no setor de Nutrição Enteral e Parental. No Instituto de Cardiologia ampliamos de cinco para dez leitos na UTI coronária, o que aumentou o número de cirurgias cardíacas. Também foi construída uma sala na emergência para os pacientes em precaução".

Linda Koerich, madrinha do HRSJ, esteve presente ao evento e destacou a importância do trabalho da AAMHOR. "Valorizo muito o trabalho do voluntariado. Quando venho ao hospital eu passo pelos corredores e converso com pacientes e funcionários. Sei que o dia a dia é sempre corrido e muitas vezes difícil. O ideal é que todos tivessem um tempinho para ajudar ao próximo”, observou Linda Koerich.

Além de doações de roupas e bazares beneficentes com produtos apreendidos e cedidos pela Receita Federal, a associação também realiza ações no Dia das Crianças e Natal e os voluntários se revezam atendendo pacientes internados.

O diretor do Instituto de Cardiologia, Jamil Scheren, destacou que a AAMHOR é uma grande parceira. “O trabalho principal da associação é o carinho e apoio emocional dado aos pacientes internados. A maioria encontra-se em período de sofrimento, com expectativas não muito boas de melhora. E o suporte emocional dado pelos voluntários é o ponto número um. Além disso, a associação auxilia no aspecto financeiro, com compra de medicamentos, materiais, reformas e construções de espaços que necessitamos”, reforça o diretor.

Sabemos do esforço que a SES empreende na tentativa de melhorar as condições de atendimento no Hospital Regional e Instituto de Cardiologia. Mas, como o serviço público fica muito preso a processos burocráticos, isso implica na demora do atendimento das demandas das unidades. Tendo uma associação voluntária como parceira, o processo é agilizado e, assim, muitas melhorias foram feitas ao longo desses 20 anos pela AAMHOR”, complementa Jamil Scheren.

A AAMHOR foi fundada em 3 de julho de 1996 por um grupo de pessoas que percebeu a necessidade de apoiar as atividades do Hospital Regional e Instituto de Cardiologia. A entidade sem fins lucrativos possui, atualmente, 90 voluntários que atuam ativamente no bem estar dos pacientes de segunda à sexta-feira. Para ser um voluntário entre em contato pelo telefone (48) 3271-9014, pelo e-mail aamhor.hospital@gmail.com, ou por meio do site http://www.aamhor.com.br .