Florianópolis, 07 de dezembro de 2016

Um importante reforço para a saúde pública catarinense foi realizado em ato nesta quarta-feira, 7, em Florianópolis. O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, entregaram 79 novas ambulâncias para 77 prefeituras de diferentes regiões do Estado. Os equipamentos estão em deslocamento para as cidades beneficiadas para iniciar operação imediata. O valor de cada ambulância é de R$ 137,8 mil, o que na soma das 79 unidades representa R$ 10,9 milhões em investimentos.

No evento, também foi confirmada a compra de mais 20 ambulâncias para serviços do Samu em diferentes municípios e de outras 20 para hospitais públicos do Estado, que serão entregues nos próximos dias. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado por meio do InvestSaúde, fundo criado pela Secretaria da Saúde, e aprovado pela Assembleia Legislativa no segundo semestre de 2015, para garantir investimentos na infraestrutura dos serviços de saúde pública das cidades de SC.

“Esse é um tipo de equipamento que roda 24 horas por dia, por isso precisa ser constantemente renovado para garantir a segurança dos pacientes e de toda a equipe de atendimento médico. E estamos muito felizes em poder terminar o ano entregando esse volume expressivo de viaturas para as prefeituras”, afirmou Colombo.

“É um investimento que vai minimizar o sofrimento das pessoas. Com isso, o Governo do Estado dá mais uma demonstração de que está cumprindo papel de servir à sociedade”, acrescentou o vice Eduardo Pinho Moreira. O secretário Kleinübing explicou que cada ambulância já está completamente equipada e que todas as unidades estão prontas para começar a operar imediatamente.

A prefeita da Bombinhas, Ana Paula da Silva, discursou em nome de todos os prefeitos e agradeceu ao Governo do Estado pelo importante apoio mesmo em um momento de crise econômica. “A área da saúde é a mais sensível da gestão pública. Mas apesar das dificuldades, temos avançando com a visão de coletividade do Governo do Estado”, destacou.

O governador Colombo aproveitou o evento para confirmar novas parcerias com os municípios, destacando que outra edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) está prevista para 2017. Na primeira edição, mais de R$ 605 milhões em investimentos foram destinados às 295 prefeituras de Santa Catarina. Colombo afirmou também que os novos recursos que virão do Governo Federal por meio das multas de repatriação serão totalmente aplicados na saúde.

As 77 cidades que receberam as ambulâncias

Agronômica, Anchieta, Arroio trinta, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Belmonte, Bombinhas, Braço do norte, Braço do Trombudo, Brunópolis, Brusque, Caçador, Campo Alegre, Campo Belo do Sul, Celso Ramos, Curitibanos, Donna Emma, Doutor Pedrinho, Forquilhinha, Fraiburgo, Garopaba, Gaspar, Governador Celso Ramos, Grão Pará, Guarujá do Sul, Ibirama, Içara, Imbituba, Indaial, Iomerê, Ipumirim, Itá, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Ituporanga, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Lebon Régis, Lontras, Luis Alves, Mafra, Meleiro, Mirim Doce, Monte Carlo, Morro da Fumaça, Navegantes, Nova Veneza, Otacílio Costa, Paial, Penha, Piçarras, Pomerode, Ponte Serrada, Pouso Redondo, Quilombo, Rio do Sul (recebeu três veículos), Rodeio, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São José do Cerrito, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São Pedro de Alcântara, Saudades, Schroeder, Siderópolis, Sombrio, Sul Brasil, Taió, Tijucas, Treze de Maio, Trombudo Central, Tunápolis, Urubici e Urupema

InvestSaúde

Com recursos do BNDES, o InvestSaúde assegurou investimentos de R$ 23,65 milhões na compra de 53 vans e 123 ambulâncias; R$ 22,9 milhões em equipamentos e mobiliário e R$ 6,4 milhões em obras de reformas e ampliações de unidades de saúde públicas de Santa Catarina.

Entre as obras, estão importantes investimentos como o realizado no Hospital São José, de Criciúma, que está recebendo R$ 14 milhões para conclusão até 2017 da reforma e ampliação da unidade. Iniciada em 2013, a construção do novo prédio de nove andares do Hospital São José vai abrigar centro cirúrgico e centro de materiais esterilizáveis ampliados, UTI e ala oncológica, reforçando a capacidade e qualidade de atendimento na unidade.

Outro importante investimento garantido pelo InvestSaúde é a construção do centro oncológico do Hospital Regional do Alto Vale, de Rio do Sul. Iniciada em 2014, a obra será entregue em 2017 e beneficiará pelo menos 450 pacientes do Alto Vale que hoje precisam se deslocar a outros centros de tratamento. Com investimento de R$ 4,9 milhões, a unidade terá capacidade para realizar 62 cirurgias por mês, além de 500 atendimentos mensais em quimioterapia e radioterapia, hematologia e tratamento de miomas.

Informações adicionais para a imprensa:

Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa Secom