icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 19 de dezembro de 2016

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, e o diretor do Hospital Doutor Waldomiro Colautti, de Ibirama, Roberto Ferrari, assinaram nesta segunda-feira, 19, o termo que prevê a contratação de médicos, por meio intermédio da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), de Timbó, para prestação de serviços na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

"A assinatura do contrato representa o último entrave burocrático que tínhamos de superar para finalmente conseguirmos ativar a UTI", destacou o secretário Kleinübing. Os equipamentos já foram licitados e adquiridos, e os servidores concursados também convocados. A expectativa é que os equipamentos cheguem ainda no mês de janeiro, e a UTI seja aberta até março.

O acordo assinado nesta segunda-feira prevê a contratação de médicos diarista, plantonista, nefrologista e infectologista para acompanhamento de 10 leitos adultos pelo período de 24 horas por dia, sete dias por semana. Inaugurada em 16 dezembro de 2010, a UTI nunca entrou em atividade por falta de profissionais especializados.

Durante os anos de 2009 a 2015 foram desencadeados diferentes processos seletivos para contratação de profissionais, os quais não obtiveram resultados positivos. Em busca de solução, tendo em vista o expressivo tempo decorrido desde a inauguração e considerando a carência de leitos de UTI, a secretaria deflagrou estudos no sentido de buscar uma solução para a questão. E a contratação de uma entidade hospitalar para execução dos serviços de terapia intensiva no próprio hospital, por meio de processo licitatório, mostrou-se o único procedimento com viabilidade em decorrência da necessidade de ativação da UTI em curto espaço de tempo. "É mais uma etapa que conseguimos vencer para ativarmos a UTI, um desafio que havia colocado ao diretor Roberto Ferrari quando ele assumiu o cargo no começo do ano passado", lembrou o secretário Kleinübing.