icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Santa Tereza, localizado em São Pedro de Alcântara, participou nesta quinta-feira (05) de um projeto de capacitação da equipe técnica para criação de uma brigada de incêndio na unidade. A ação faz parte de uma das metas da atual gestão em priorizar condições de segurança a pacientes e servidores em todas as unidades do estado.

Foto: Robson Valverde

O projeto integra uma meta criada pela Secretaria de Estado de Saúde no sentido de que todas as unidades possuam brigada de incêndio. 30 servidores de diversas áreas do Hospital participaram do treinamento, com objetivo de que os profissionais saibam como agir no momento de sinistros e como utilizar os equipamentos de proteção necessários.

O treinamento foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Na segunda etapa, o HST irá promover a criação de da brigada de incêndio e um simulado para treinamento dos servidores, envolvendo retirada de pacientes em rampas criadas na unidade.

“Realizamos essa primeira capacitação de combate a incêndio em parceria com o Corpo de Bombeiros Miltar”, destacou o diretor do HST, Jacob Quint Neto.”É essencial que nossos colaboradores possam dar a assistência primária aos pacientes em caso de sinistros”.

O secretário Helton de Souza Zeferino destacou que política da SES que vem sendo adotada em todas as unidades visa fomentar o combate a incêndios e a capacitação dos servidores. “A SES realiza mais uma etapa das métricas propostas pela nova gestão que é justamente fomentar as ações preventivas em combate a incêndio em nossas unidades”, destacou. “Os servidores estão recebendo toda a formação necessária para a criação de uma brigada de incendio que é coroada com um simulado. Essa é nossa busca incessante pela segurança de pacientes e servidores que saberão como agir até que uma equipe do Corpo de Bombeiros possa chegar ao local, em caso de uma ocorrência”.