O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, recebeu três novos aparelhos de anestesia com monitores multiparâmetros. A compra representa investimentos de R$ 880 mil do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Saúde.
Imagem: Mayla Barbi (SES)
De acordo com o Superintendente de Hospitais Públicos da SES, Daniel Yared Forte, os aparelhos trazem mais segurança em procedimentos cirúrgicos considerados de alta complexidade.  “A aquisição dos novos aparelhos de anestesia traz mais benefícios aos pacientes, principalmente aos que serão submetidos a cirurgias de grande porte e que duram, em média, 10 a 12 horas. Eles possuem vaporizador de agentes anestésicos eletrônico, o que possibilita reduzir o consumo do agente anestésico, o que é extremamente benéfico ao paciente”, explica.
Conforme o engenheiro do HRHDS, Carlos Alexandre Beckert os equipamentos possuem alta tecnologia e podem definir a quantidade de medicamento necessária. "Os sinais vitais do paciente são recebidos pela máquina e o próprio programa calcula, sob a vigilância do anestesista, qual medicação o paciente precisa naquele momento da cirurgia", explica.
Do início do ano até o mês de novembro, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt contabilizou 4.785 procedimentos cirúrgicos.
Já com relação aos atendimentos ambulatoriais foram realizadas 75.596 consultas. Deste total, 17.661 atendimentos foram da área de cardiologia e 4.877 de urologia.
No mesmo período, o Pronto Socorro do hospital prestou 24.471 atendimentos, sendo 16,3 mil de clínica médica e 8 mil de cirurgia geral.