icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 25 de setembro de 2015

Ficou reservado para esta sexta-feira (25), último dia da 7ª Conferência Estadual de Saúde Dr. João José Candido da Silva, a eleição dos 100 delegados que irão a Brasília em dezembro participar da etapa nacional. Eles levarão as cinco propostas de cada eixo temático discutido pelos conferencistas desde o início do evento, na quarta-feira (23), mais votadas e aprovadas em plenária.

Veja as fotos do evento aqui.

A eleição dos delegados obedece a critérios de segmento e macrorregião. Metade deles (50) é do segmento usuário do SUS, 25 são trabalhadores e outros 25 são gestores e prestadores de serviço. Os delegados por macrorregião são distribuídos proporcionalmente à quantidade de população.

Mais de 1.600 pessoas, entre prestadores de serviço, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram reunidas no Centrosul, em Florianópolis. O objetivo do evento, que é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), era justamente discutir as diretrizes da saúde pública catarinense que serão levadas para a 15 ª Conferência Nacional de Saúde, na Capital federal. O tema central em todas as etapas é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

O trabalho de relatoria foi intenso e adentrou a madrugada de sexta-feira. As propostas aprovadas com mais de 70% dos votos nos grupos de trabalho foram automaticamente incluídas no relatório que será apresentado na etapa nacional. As que não obtiveram 70% de aprovação foram levadas para votação em plenária.

O secretário de Estado da Saúde,João Paulo Kleinübing, o secretário-adjunto Murillo Capella e o coordenador da Comissão de Relatoria, Paulo Orsini, agradecem aos profissionais que compuseram a Comissão de Relatoria da 7ª Conferência Estadual de Saúde, realizada de 23 a 25 de setembro, pelo incansável trabalho. Numa sinergia especial, a comissão desenvolveu suas atividades sobrepujando o cansaço, não por um mandato externo, mas por um desejo que confluiu de maneira muito bonita para a coletividade. As cenas que envolveram este trabalho e as narrativas que o sustentaram para além do texto produzido pela relatoria por certo alimentam o entusiasmo de todos serem da área da saúde.