1 – Qual a importância desta pesquisa?

Ao identificar o desempenho da gestão da atenção básica nos municípios catarinenses são registradas informações que auxiliam na definição das ações e políticas locais.

Para melhor compreensão dos objetivos, metodologias e indicadores desta avaliação, acesse www.saude.sc.gov.br no menu Atenção Básica, e Acompanhamento e Avaliação ou  www.nepas.ufsc.br na aba Projetos.

Com base nestes dados, nos anos ímpares, a Secretaria de Estado da Saúde promove uma premiação para os municípios com melhor desempenho comparado.

2 – Como é gerada a minha senha?

Ao participar de uma pesquisa via FormSUS, uma senha automática é gerada para a sua conta-usuário. Você pode mudar a senha se preferir.

Para resgatar uma nova senha, o email do FormSUS permite a solicitação, conforme exemplo:

Prezado(a) senhor(a),
                                                                           Por solicitação do gestor xxx do formulário "AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ATENÇÃO
                                                                          BÁSICA EM SANTA CATARINA" foi criada uma conta de acesso para o
                                                                         preenchimento do formulário xxx.
                                                                          Usuário: xxx             Senha:  Caso não lembre a sua senha clique aqui

Abrirá a tela a seguir:

No campo Email digite seu email. O Formsus gerará automaticamente nova senha que será enviada ao seu email.

3 – Como preencho o formulário?

Imprima os anexos do e-mail de apresentação enviado inicialmente pela SES NEPAS às Secretarias Municipais. Colete estes dados nos setores específicos da Secretaria Municipal e, posteriormente, preencha o formulário FormSUS de uma única vez, preferencialmente.

Chamamos atenção para a existência de uma questão a mais no formulário on-line da Saúde Bucal (que não constou do anexo enviado aos municípios). A questão se refere ao item Provimento da Atenção em Saúde Bucal: Adultos (de 20 a 59 anos), e é a seguinte:

De que forma o município disponibilizou o procedimento de coleta de tecido bucal para biópsia, durante o ano de 2009, marque as opções abaixo: *

A - Na atenção básica do município pelo dentista da Unidade de Saúde ou Estratégia Saúde da Família
B - Na atenção secundária (especializada) do município, pelo dentista do Centro de Referência em Odontologia ou outra instituição pública ou conveniada do SUS
C- Na atenção secundária (especializada) fora do município, pelo dentista do Centro de Referência em Odontologia ou outra instituição pública ou conveniada do SUS
D - Não foi disponibilizado procedimento de coleta de tecido bucal para biópsia em 2009

4 – Posso corrigir meu formulário ou algum campo específico?

Antes do envio:

Sugerimos que os documentos anexos ao e-mail apresentando a avaliação sejam impressos para facilitar a coleta. Anote estes dados no impresso e posteriormente preencha o formulário FormSUS de uma única vez.

Para fazer o preenchimento em etapas é necessário utilizar o número de protocolo em alterar fichas dentro de sua conta FormSUS.

Após envio:

Após o encerramento dessa coleta, cada município receberá uma planilha com todos os dados – do sistema de informação e os informados pelo formulário – para conferência. Somente após esse procedimento será realizada a consolidação e a divulgação dos resultados da avaliação na página da SES-SC.

5 – Para quem eu envio o formulário preenchido?

Toda coleta é realizada via FormSUS. Não são necessárias postagens pelo correio, informações por telefone ou envio de e-mails.

Os formulários deverão ser enviados completamente preenchidos até o dia 16 de dezembro. O envio é eletrônico, diretamente pela página do FormSUS.

6 – Como posso realizar sugestões à pesquisa?

Este ano abrimos uma CONSULTA PÚBLICA em relação à pesquisa. O último campo do formulário está aberto a críticas e sugestões.

Você pode registrar ali sugestões aos indicadores, dificuldades de preenchimento e considerações sobre a proposta de avaliação conforme explicado no cabeçalho do campo.

Caso estes esclarecimentos não tenham sido suficientes para resolver eventuais dúvidas estamos à disposição pelos seguintes canais:

Secretaria de Estado da Saúde/Gerência de Coordenação Atenção Básica/GEABS – (48) 3212-1697.  E-mail: ab_formsus@saude.sc.gov.br