icone facebookicone twittericone instagram

A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó – NutriSUS – consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições diárias oferecidas às crianças de 06-48 meses de idade. Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês (1g). A Estratégia NutriSUS ocorre por meio de dois ciclos de fortificação planejados dentro de um ano letivo em creches públicas ou conveniadas ao poder público. São executados dois ciclos de fortificação por ano, um ciclo no primeiro semestre do ano e outro ciclo no segundo semestre do ano. Adiciona-se um sachê de 1g, diariamente por 60 dias (de segunda a sexta-feira), em uma das refeições da criança até finalizar o ciclo de 60 sachês1. Em seguida, é realizada uma pausa na administração de 3 a 4 meses. Após esse período, inicia-se outro ciclo de 60 dias, seguindo essa sequência até a criança completar 48 meses.

Adesão ao NutriSUS 2017

No estado de Santa Catarina, foram contemplados 18 municípios e 86 creches, com uma previsão de atendimento de 6.996 crianças. Destaca-se que o número de crianças estimado foi estabelecido de acordo com o Censo Escolar INEP 2014, que foi o Censo utilizado na última adesão do NutriSUS. A lista de municípios contemplados, respectivas creches e número de crianças apresentada abaixo também está disponível no site do NutriSUS: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pcan.php?conteudo=nutrisus. Tendo em vista a

Assim como os outros sistemas da Atenção Básica, o Sistema de Micronutrientes será acessado através do e-Gestor Atenção Básica (AB) disponível no link: https://egestorab.saude.gov.br/.