icone facebookicone twittericone instagram

Foi realizado na última terça-feira(24), às 14h, no auditório do Centro Administrativo do Governo do Estado, o evento que comemorou a marca de um milhão de exames realizados pelo Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde. A cerimônia contou com as presenças do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Toubes Prata, do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e de outras autoridades.

Na oportunidade, o coordenador dos projetos estaduais de Telemedicina e Telessaúde, Aldo von Wangenheim, explicou os avanços que o sistema trouxe para a saúde pública de Santa Catarina, diminuindo o trânsito de pacientes para a Capital e ao mesmo tempo agilizando o diagnóstico.

Durante a cerimônia, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Toubes Prata, recebeu uma placa homenageando a UFSC pela parceria tecnológica que contribuiu para o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde alcançar a marca de um milhão de exames realizados.

A tecnologia da Telemedicina, desenvolvida em Santa Catarina, permitiu a criação da maior e mais avançada Rede Pública de Telemedicina do Hemisfério Sul, estando disponível em 287 dos 293 municípios do Estado. Estes serviços vão desde laudos à distância de eletrocardiogramas, exames de dermatologia, de análises clínicas e de alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O Sistema de Telemedicina e Telessaúde é uma rede estadual baseada na internet, criada para oferecer de maneira ágil e distribuída serviços de atenção à saúde no contexto do SUS. Os exames, realizados em qualquer cidade catarinense cadastrada no sistema, são imediatamente disponibilizados para serem analisados por especialistas, sem limitação geográfica. Logo após o laudo, o resultado pode ser visualizado pelo médico e pelo próprio paciente na cidade de origem. Dessa forma, além de diminuir o tempo de acesso aos laudos, a Telemedicina possibilita a redução do custo desses exames e evita viagens desnecessárias. Se tomarmos apenas os eletrocardiogramas digitais realizados até janeiro de 2011, estima-se que os pacientes atendidos tenham deixado de viajar mais de 13 milhões de quilômetros.

Essa rede é uma parceria entre a Secretaria do Estado da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida pelo Instituto Nacional para a Convergência Digital (INCoD), da UFSC. A rede integra hoje treze grandes hospitais públicos, além do Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN), e realizou apenas em abril mais de 53 mil exames.

Agora, a expansão da rede possibilitará a oferta de um número maior de exames de Raios-X digitais em vários hospitais, principalmente no interior. Isso facilitará o acesso da população a esta modalidade. Estima-se que até o final de 2011, cerca de 20 mil exames de Raios-X com laudo à distância serão realizados por mês.

Em médio prazo, a rede progressivamente integrará todas as modalidades de exames realizados pelo SUS no Estado, criando o primeiro Registro Eletrônico de Saúde Estadual do país e possibilitando ao cidadão catarinense o acesso a todos os seus exames de forma segura pela internet.

 

  • Acesse a galeria de fotos do evento clicando aqui