icone facebookicone twittericone instagram

ANENCEFALIA
Critérios para diagnóstico serão padronizados

O Conselho Federal de Medicina criou uma comissão especial para definir critérios para diagnosticar a anencefalia. A medida, adotada um dia depois da decisão do STF de liberar a interrupção da gravidez nesses casos, pretende padronizar o atendimento, a exemplo do que já ocorre com diagnóstico da morte encefálica.

 


PODE SORRIR
Três cidades do Estado são destaque em saúde bucal

Florianópolis, Criciúma e Porto União foram escolhidas num prêmio nacional por terem ações de prevenção e bom atendimento

Santa Catarina ganhou notoriedade nacional na prevenção e atendimento em saúde bucal. Três cidades estão no topo das que se destacam na garantia de dentes saudáveis à população.

Florianópolis, Criciúma, no Sul do Estado e Porto União, no Planalto Norte, serão homenageadas hoje com o Prêmio Brasil Sorridente 2012, em um evento do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O evento será no Rio de Janeiro.

O bom desempenho dos municípios é resultado de programas focados na educação sobre higiene bucal, desde a primeira infância, e investimentos na promoção de serviços públicos, que incluam um número adequado de profissionais para atendimento aos moradores.

O prêmio Brasil Sorridente, do Conselho Federal de Odontologia, existe desde 2005. Entre os critérios de avaliação estão a relação entre a população e o número de cirurgiões-dentistas da rede pública e a carga horária mensal de trabalho.

O prêmio nacional leva em conta ainda a cobertura populacional alcançada pelas equipes de saúde bucal e o menor índice de cárie dental em estudantes até 12 anos, segundo normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

roberta.kremer@diario.com.br

ROBERTA KREMER
Os resultados
Municípios até 50 mil habitantes
1º) Itanhandu (MG)
2º) Porto União (SC)
3º) S. Gonç. do Amarante (CE)
4º) Santa Luzia do Itanhi (SE)
5º) Itambé (PR)
Municípios de 50 mil a 300 mil
habitantes
1º) Corumbá (MS)
2º) Estância (SE)
3º) Resende (RJ)
4º) Criciúma (SC)
5º) Patrocínio (MG)
Municípios acima de 300 mil habitantes
1º) Curitiba (PR)
2º) Aracaju (SE)
3º) São José do Rio Preto (SP)
4º) Ananindeua (PA)
5º) Florianópolis (SC)

 

 

PODE SORRIR
Com 12 anos, dentição quase sem cáries

Florianópolis é considerada a quinta melhor cidade acima de 300 mil habitantes nos serviços de saúde bucal do país. Mas já foi melhor: nos dois últimos era segunda. A chefe do Departamento de Saúde Bucal do município, Marynes Reibnitz, diz que o trabalho não decaiu.

– O concurso ficou reconhecido e mais municípios passaram a participar. Os nossos projetos continuam se destacando. Temos atendimento emergencial nas unidades de pronto atendimento do Sul e Norte da Ilha, especialistas nas policlínicas do Continente e Centro e o agendamento do serviço básico é feito semanalmente.

Também é relevante o índice médio de cárie nas crianças com 12 anos: é de 0,77 dente por morador da faixa etária, ou seja, menos de um dente.

Na primeira infância, existe um programa específico. Quando nascem, os bebês recebem atenção já na maternidade. As mães são orientadas sobre higiene bucal do filho. Têm garantido o primeiro atendimento um mês depois e retorno semestral até os seis anos de idade. Quando entram na escola, recebem orientações e kits com escova, fio e pasta dental.

 

PODE SORRIR
Dentista móvel para chegar em todo lugar

Porto União ficou em segundo lugar na categoria de cidades com até 50 mil habitantes. De acordo com o secretário de Saúde da cidade que no Planalto Norte, Jair Giraldi, o prêmio veio coroar um trabalho que leva dentistas a todos os cantos do município de 33,4 mil moradores.

São 15 servidores distribuídos nos 12 postos de saúde e em uma unidade móvel. Porto União conta ainda conta com um programa piloto na Escola Estadual Antônio Gonzaga, no Bairro Santa Rosa, onde existe um consultório dentro do colégio.

– A ideia é fazer com que todas as pessoas possam ser atendidas. O consultório móvel vai a todos os cantos da cidade onde o cidadão tem dificuldade de acessar à saúde pública.Temos interação forte com todas as escolas do município e oferecemos palestras aos pais para supervisionarem a escovação de dentes dos filhos. Investimos 22% de nossa receita em saúde, enquanto o obrigatório é de 15% e remuneramos nossos profissionais com salários acima da média – afirma o secretário de Saúde.

 

Porto União

 


ANENCEFALIA
Comissão define novos critérios

O Conselho Federal de Medicina criou na manhã de sexta-feira uma comissão especial para definir critérios de diagnóstico da anencefalia (ausência de partes do cérebro). O grupo, formado por médicos de várias especialidades, deverá estabelecer em um prazo até 60 dias as normas orientando profissionais a fazer a avaliação.

A medida foi uma resposta à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou o aborto de fetos anencéfalos.

– Isso não significa que, neste período, as avaliações estarão suspensas. Até a conclusão do documento do grupo, médicos poderão fazer diagnóstico e comunicá-lo à paciente, como é hoje – disse o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vidal.

O protocolo, de acordo com ele, será semelhante ao que foi feito para o diagnóstico de morte encefálica:

– Quando a resolução for publicada, todos os médicos deverão segui-la criteriosamente.

O Conselho Federal de Medicina também divulgou sexta-feira uma nota sobre a decisão do STF que permitiu a interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos. O documento classifica como “acertada” a decisão e afirma que é uma contribuição para o aperfeiçoamento das relações éticas na sociedade.

A discussão sobre a descriminalização do aborto de feto anencéfalo havia sido iniciada há oito anos. No STF, ela foi encerrada em dois dias de julgamento, na última quarta e quinta-feira. A maioria dos ministros do Tribunal – oito votos a dois – entendeu que um feto com anencefalia é natimorto e, portanto, a interrupção da gravidez nesses casos não é comparada ao aborto, considerado crime pelo Código Penal.

A decisão livra as gestantes que esperam fetos anencéfalos de buscarem autorização da Justiça para antecipar os partos. Agora, diagnosticada a anencefalia, as gestantes poderão se dirigir diretamente aos seus médicos para a realização do procedimento.

Brasília

 


COMBATE À DENGUE
Fiscalização na Capital já encontrou 57 focos

A fiscalização dos focos de dengue que vem sendo feita pela prefeitura de Florianópolis estará hoje de manhã no Bairro Costeira do Pirajubaé.

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretária Municipal da Saúde iniciaram as visitas em janeiro. Até agora, foram encontrados 57 focos. Um deles na Costeira, dois no Centro, e o restante nos bairros Coloninha, Monte Cristo e Capoeiras.

Hoje, a equipe estará identificando possíveis depósitos das doenças e também orientando os moradores. Quando um foco de dengue é identificando, todas as residências num raio de 300 metros são fiscalizadas. Os depósitos são eliminados quando há possibilidade ou tratados com substância específica.

 


ERRO EM HOSPITAL
Troca de tubos de ar leva 13 à morte
Pacientes do Distrito Federal receberam ar comprimido ao invés de oxigênio

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal vai abrir uma sindicância para investigar a morte de 13 pacientes que ocuparam um mesmo leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria.

As mortes ocorreram desde janeiro, segundo documentos e funcionários do hospital. A razão teria sido a troca no tubo de oxigênio pelo de ar comprimido. Segundo relatório do próprio hospital, um dos documentos afirma que a tubulação do leito 19 foi invertida. A UTI onde as mortes ocorreram foi construída durante uma ampliação feita no hospital, em julho de 2011.

Em janeiro, a equipe técnica da UTI enviou uma carta à direção do hospital informando sobre a troca dos tubos. Naquele momento, a equipe identificou cinco mortes.

Mais oito pacientes teriam morrido pela mesma causa. Segundo o documento, a Secretaria da Saúde não executou quaisquer serviços de ampliação ou manutenção nessas instalações e a obra ficou a cargo de uma empresa privada.

O diretor do hospital, Ivan Rodrigues, chegou a levar a informação à Secretaria, mas, segundo ele, nada foi feito. O diretor é alvo de processo administrativo e foi exonerado do cargo na quinta-feira. De acordo com a Secretaria, vários pacientes internados no leito não tiveram problemas. A pasta disse ter conhecimento de apenas cinco mortes, mas nenhuma delas devido aos tubos.

 

Brasília

 

Vida e Saúde


ALIMENTAÇÃO
Hora da merenda
ENSINAR AS CRIANÇAS A SE ALIMENTAREM CORRETAMENTE AJUDA NA FORMAÇÃO DE ADULTOS MAIS SAUDÁVEIS E AFASTA O RISCO DA OBESIDADE INFANTIL

Chocolates, salgadinhos, doces, bolos e refrigerantes. São tantas as guloseimas à disposição que fica difícil para a criança saber dosar a quantidade e a qualidade dos alimentos. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares revelam que 34,8% dos meninos e 32% das meninas entre cinco e nove anos têm excesso de peso, e 16,6% e 11,8% são obesos. Como contornar o problema? Segundo especialistas, o velho e bom exemplo de casa ainda é a forma mais eficiente de transmitir às crianças o quanto é importante se alimentar de forma saudável.

Para a professora de educação nutricional Priscila Martins, é fundamental oferecer à meninada uma mesa farta e colorida, com opções de hortaliças, legumes e frutas.

– Eles precisam ter contato com esses alimentos desde cedo. É muito mais fácil ensiná-los ainda pequenos do que tentar corrigir os erros depois – ensina.

Aos que torcem o nariz para os vegetais, Priscila orienta os pais a disfarçarem os legumes no caldinho da carne, do feijão, ou misturá-los em sanduíches ou tortas.

– Isso é válido para uma fase de transição, mas sempre com o objetivo de introduzir, pouco a pouco, esses alimentos nas refeições deles – alerta.

A nutricionista Amanda Branquinho diz que a indústria sabe como cativar os pequenos. Embalagens coloridas, personagens de desenho animado, tudo isso seduz as crianças. É importante que os pais envolvam os filhos no processo de escolha dos alimentos.

Prato repleto de opções variadas e coloridas

– Sempre ofereça opções variadas, tenha a preocupação de perguntar qual é a fruta de que ela mais gosta. Essas atitudes despertam neles o gosto por uma alimentação mais saudável.

Amanda explica que, para garantir a energia e os nutrientes necessários para um bom desempenho físico e psíquico, em casa e na escola, basta incluir no lanche uma fonte de carboidrato, outra de proteína e uma fruta ou suco natural.

– Biscoitos integrais, iogurtes, sanduíches com queijo branco e frutas são ótimas opções. Lembrando que, para a escola, os alimentos perecíveis precisam ser guardados em lancheiras e garrafinhas térmicas. Quanto aos alimentos industrializados, como achocolatados, sucos em caixinha, bolos e biscoitos, a nutricionista faz um alerta.

– É melhor evitar esse tipo de alimento. Eles são ricos em gordura, açúcar e sódio. E, além disso, estragam o paladar das crianças, que acabam se acostumando a alimentos mais doces.

Muitos pais se rendem à praticidade dos embalados, mas vale lembrar que os lanches preparados em casa são mais saudáveis. Os alimentos industrializados são pobres em nutrientes. Ingeri-los em excesso traz risco de obesidade infantil, colesterol alto e diabetes.

A nutricionista explica que a alimentação influencia, inclusive, na capacidade de concentração. Quando a comida é rica em gordura, as crianças tendem a ficar mais agitadas e acabam tendo dificuldade de aprendizado.

 


 


PREVENÇÃO
Viver mais e melhor
Avanços da medicina e cuidados com o estilo de vida podem levar homens e mulheres à quinta idade, batendo recordes de 150 anos

Pensar em viver até os cem anos, com qualidade de vida, pode estar na mente de muitas pessoas que se sentem ativas e saudáveis depois da terceira idade. Para a medicina, no entanto, a barreira centenária já está ultrapassada e a atenção se volta a quem está disposto a bater recordes de longevidade, chegando aos 150 anos.

Os segredos para viver são conhecidos: ter uma vida saudável, praticar exercícios, alimentar-se adequadamente e manter-se ocupado. Mas na simplicidade aparente desses macetes, revelam-se minúcias que podem ser determinantes para uma vida curta, longa ou muito longa.

Estudiosos da longevidade há 30 anos, profissionais do Kurotel – Centro de Longevidade e Spa – apontam o equilíbrio emocional, escolhas positivas de vida, atenção a detalhes da medicina e foco em nutrientes específicos para se viver mais e melhor.

– Nos próximos anos, vai haver uma mudança significativa em toda a sociedade. Há condições de termos idosos muito mais ativos – explica a nutróloga Mariela de Oliveira Silveira.

A perspectiva é de que, em 2050, 25% da população mundial seja de idosos. No Brasil, de acordo com o Censo 2010, os idosos ocupam uma fatia de 7,4% dos 194 milhões de pessoas, e as que estão com mais de cem anos chegam a 24 mil.

O avanço da medicina, aliado às melhores condições sanitárias em que vivemos e mais conhecimento sobre o que é benéfico à saúde são a chave para a longevidade. Mas fundamental, de acordo com o psicólogo Michael Zanchet, é saber fazer as escolhas certas e aproveitar o momento presente.

– Uma vida com qualidade vai se dar no equilíbrio entre as escolhas positivas, os exercícios, o relacionamento social e familiar, a individualidade preservada, a espiritualidade, uma condição econômica confortável e a vivência de momentos de descontração – amplia o psicólogo.

Atualmente, as doenças que mais causam mortes são as cardíacas e os cânceres, que podem ser prevenidos com exames e uma escolha de vida saudável. Em 1930, o que mais matava a população, que vivia menos, eram as doenças infectocontagiosas, que foram sendo eliminadas com o surgimento de antibióticos e melhores condições sanitárias.

– A gente vive as doenças provocadas pelo nosso estilo de vida – entende Mariela.

Uma vida regrada, que dure mais e com mais qualidade, deve ser observada desde a gestação, com atenção especial a cada fase de forma diferente, entendendo as novas necessidades e deficiências, explicam os profissionais do Kurotel. É importante também pensar em como ocupar as pessoas que ultrapassam a barreira da quarta e quinta idade, após os 80 anos.

– Essas pessoas terão que dar um novo significado à sua vida. Há uma necessidade de envolvimento, de se sentir útil. O trabalho voluntário deverá ser estimulado entre os que têm mais de 80 anos, já que a terceira idade deverá estar ainda mais ativa – indica Zanchet.

O tema é tão relevante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema para este ano “A Boa Saúde Adiciona Vida à Idade”, que destaca não só a longevidade, mas também a qualidade de vida.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lembra que “no meio do século passado, havia apenas 14 milhões de pessoas com 80 ou mais anos. Até 2050, haverá quase 400 milhões nesta faixa etária. Em entrevista à Rádio ONU, a nutricionista Inês Rugane falou sobre os desafios de uma vida longa, ressaltando que as práticas alimentares fazem parte de uma herança cultural que, às vezes, é difícil de adaptar a costumes mais saudáveis.

– A alimentação é imprescindível para garantir qualidade de vida e plenitude – destaca.

Cuidando de todas as fases

Para viver mais e melhor, o ideal é estar atento a uma vida saudável desde a gestação, mantendo cuidados durante todas as fases da vida. A seguir, estão dicas do que pode ser feito em cada uma das etapas, até a quinta idade, após os cem anos. O ideal é manter um equilíbrio entre o que a medicina oferece, uma alimentação correta e o bem-estar psicológico: pensar positivo sempre ajuda.

vanessa.franzosi@gruporbs.com.br


VANESSA FRANZOSI
Gestação

> A nutrição é determinante para evitar implicações durante toda a vida, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade. É fundamental ingerir ômega 3 e gorduras polinsaturadas (peixes, linhaça, nozes, castanhas, azeite), vitaminas de complexo B (vegetais escuros, cereais integrais, feijões, lentilha, soja, grão de bico), zinco, ferro (ambos em carne, lácteos, ovos, frutos do mar, vegetais verde-escuros e leguminosas).
> Mães que não fumam, que não usam drogas e que controlam os níveis de açúcar e do sal têm filhos com peso corporal e circulação muito mais saudáveis do que aquelas que têm hábitos desregrados.

Infância
> Mantenha o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e garanta melhorias no sistema imunológico, no crescimento e desenvolvimento. Após o aleitamento, introduza alimentação variada e completa, estimulando ao máximo a formação do paladar da criança para os diferentes sabores. Controle o acesso ao sal, açúcar e excesso de gorduras.
Adolescência
> Período vital na formação de massa óssea. É aqui que inicia a prevenção da osteoporose, com uma alimentação rica em cálcio (lácteos, feijão, vegetais verde escuros, peixes, sementes) e sem excesso de açúcares, farinha branca, sal e cafeína (refrigerantes de cola, café), que promovem perda de cálcio do osso. Também os nutrientes que fixam o cálcio nos ossos são essenciais, como vitamina D, vitaminas de complexo B e magnésio, por exemplo.

Adulto jovem
> Prefira alimentos naturais e evite excesso de industrializados (enlatados, congelados, processados). Evite o abuso de bebida alcoólica. As toxinas sobrecarregam o organismo e desviam a energia de processos vitais para a tentativa de eliminá-las. Peixes como salmão, atum e anchova são ricos em ômega 3. Esse poderoso antioxidante pode reduzir em 81% o risco de morte súbita no homem. Diminu a menos de uma colher rasa sal por dia. A medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, fator de risco para doença cardiovascular.

Adulto maduro
> Foque em alimentos fontes de fitoestrógenos, como aveia, linhaça, soja, maçã, cebola, cereja, romã, brotos, feijões. Além de reduzir os efeitos da queda hormonal, eles também são importantes pelos antioxidantes, que reduzem o desgaste das células.
> Controle o peso a partir de uma redução das calorias e da boa qualidade da alimentação também é vital para reduzir danos celulares e ao DNA.
> Modere na carne vermelha. Pesquisa feita em 10 países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35%.
Terceira idade (acima de 60 anos)
> Preste atenção aos processos digestivos, que apresentam dificuldade de absorção. Vitamina B12, ácido fólico, zinco e vitamina D aparecem reduzidos nesta faixa etária.
> Prepare o molho de tomate em casa. Pesquisas mostram que 10 colheres de molho de tomate na semana podem reduzir pela metade o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer, graças ao licopeno.
Quarta idade (acima de 80 anos)
> Mantenha as orientações anteriores. Alimente-se com bastante variedade e sem exageros nas quantidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cinco porções diferentes de frutas e vegetais devem ser consumidas por dia. Isto pode reduzir em até 40% o risco de câncer.
> Mantenha o bom humor: o riso melhora o fluxo sanguíneo, reduz adrenalina, cortisol e aumenta a liberação de endorfinas, ligadas ao prazer. E dar boas risadas por 10 a 15 minutos queima cerca de 50 calorias.
> É importante a revisão das experiências de vida, a prática dos hobbies escolhidos e atividades intelectuais.

Quinta idade (acima de cem anos)

> Não deixe de tomar café da manhã. Pesquisa do Instituto de Gerontologia da Universidade da Geórgia averiguou que os centenários não costumam dispensar essa refeição.
> More perto de um parque. Japoneses concluíram que a expectativa de vida de idosos que moram próximo a áreas verdes é maior do que dos que vivem cercados de arranha-céus.
> Mantenha as escolhas positivas, bem como os cuidados físicos e emocionais. Compartilhe suas experiências.
> Use corretamente as medicações. É frequente haver intoxicação medicamentosa pela “polifarmácia”.

A dieta da longevidade
> Para ter uma vida mais saudável, a dieta da longevidade indicada inclui nozes, linhaça, castanha, fibras, gorduras saudáveis, lentilha, quinua, vegetais e proteína de boa qualidade, encontradas em carnes brancas como peixes e aves. Evite carnes vermelhas, açúcar, sal e conservantes.
Fonte: Fontes: nutricionista Talita Drecksler, psicólogo Michael Zanchet e nutróloga Mariela Silveira

 


NOTAS
Tratamento para lipodistrofia

A respeito de matéria publicada na edição do dia 31 de março do Vida e Saúde, Maria da Graça Chraim dos Anjos, gerente de vigilância das DST/HIV/Aids da Secretaria de Estado da Saúde esclarece que em Santa Catarina disponibiliza aos doentes de Aids o tratamento para lipodistrofia, pelo SUS. Ele é feito através do preenchimento de sulcos, atrofias fisiológicas, contornos faciais (como maçã do rosto, mandíbula e queixo), com um produto chamado de polimetilmetacrilato (PMMA). Segundo Maria da Graça, estes procedimentos são realizados no Hospital Regional de São José.

O doente de Aids que faz uso de medicamentos retrovirais e que apresenta lipodistrofia devem procurar o serviço municipal de saúde para avaliação. Se constatada a necessidade de tratamento, ele será encaminhado ao Hospital Regional de São José, onde passará por uma nova avaliação e terá o seu tratamento agendado.

 


NOTAS
Feras da dermatologia

A 20a Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia será realizada em Florianópolis na próxima semana. A estimativa é de que cerca de 400 profissionais estejam reunidos para debater temas relacionados à área.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Santa Catarina e ocorrerá no Centro de Convenções do Costão do Santinho Resort & Spa, e trará os nomes de destaque na área no Brasil, para apresentar temas aos profissionais dermatologistas dos três estados do Sul.

Entre os principais objetivos deste evento, que acontece regularmente desde 1992, está a atualização através de uma programação científica de alto nível, a integração entre os participantes e a promoção da troca de experiências.

 

Serviço
- De 19 a 21 de abril
- Local: Florianópolis – Costão do Santinho Resort & Spa
- Mais informações: (48) 3322-1021 e
www.sulbrasileiradermato2012.com.br

NOTAS
A importância da saúde bucal

Hábitos simples, como escovar os dentes e o uso do fio dental diariamente podem evitar problemas cardiovasculares, perda de dentes e até o aumento nos níveis de colesterol ruim.

O professor de imunologia Marcelo Henrique Napimoga frisa que uma doença na boca causada pelas bactérias que a habitam normalmente, provoca reações imunológicas que podem piorar um problema já existente ou causar diversos males em outros órgãos, como por exemplo, o aumento da pressão arterial, indução de parto prematuro, nascimento de recém-nascido abaixo do peso, entre outras consequências.

Pacientes fumantes ou com diabetes precisam redobrar os cuidados, pois são mais suscetíveis às bactérias, sendo necessárias mais visitas ao dentista para acompanhamento.

– O diabetes funciona no organismo como uma via de duas mãos: da mesma forma que é agravado por uma doença gengival, agrava doenças bucais – reforça o professor.


 


Mais hospitais para atender a demanda por aborto legal
Mais 30 centros médicos serão credenciados, segundo anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O Brasil possui 65 hospitais públicos capacitados para fazer o aborto legal. Somente os estados do Paraná e de Roraima não têm unidades qualificadas para a intervenção. Até o final do ano, mais 30 centros médicos serão credenciados, segundo anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao participar de evento no Rio de Janeiro.

De acordo com o ministério, Paraná e Roraima irão receber centros especializados ainda em 2012. Quando um município ou estado não dispõe do serviço, os gestores locais devem providenciar o atendimento mesmo em outras localidades, segundo o governo federal.

Com profissionais treinados, os hospitais de referência fazem aborto nos casos de gravidez por causa de estupro ou quando existe risco à vida da mãe, situações permitidas em lei. Com a decisão da última quinta-feira (12) do Supremo Tribunal Federal (STF), eles irão também receber mulheres que escolherem interromper a gestação de feto anencéfalo. Antes do julgamento, a mulher que optasse pela antecipação do parto nesses casos precisava autorização de um juiz. Agora, elas têm amparo legal.

O nome dos hospitais não é divulgado para preservar a identidade das mulheres e evitar represálias aos médicos. Em 2010, 1.684 abortos legais foram feitos na rede pública de saúde, conforme balanço do Ministério da Saúde.

Para o ginecologista e coordenador do grupo de estudos sobre aborto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Thomaz Gollop, não deve ocorrer um aumento significativo de abortos no país por causa de gestações de anencéfalos. Segundo ele, a anencefalia pode ser diagnosticada em três meses de gestação e o parto pode ser antecipado a qualquer tempo nesses casos. “O tempo de gestação nesse caso não tem maior importância. O único bem a ser preservado é a saúde da mãe”.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou hoje a criação de uma comissão para definir critérios de diagnóstico de anencefalia em fetos. Formado por especialistas em ultrassonografia fetal, ginecologia, obstetrícia, genética e bioética, o grupo tem dois meses para apresentar o trabalho.

A anencefalia é uma malformação no tubo neural que impede o desenvolvimento do cérebro e da calota craniana que, na maioria dos casos, leva à morte do bebê poucas horas depois do parto. O Brasil é o quarto país no mundo com a maior incidência de anencefalia – um para cada 500 gestações, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

(Carolina Pimentel, repórter da Agência Brasil/Edição: Rivadavia Severo)