icone facebookicone twittericone instagram

A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS - consiste na adição de uma mistura de 15 vitaminas e minerais em pó, em uma das refeições diárias oferecidas prioritariamente às crianças de 06-24 meses de idade, atendidas na APS (atenção primária) e beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês (1 g), e devem ser acrescentados e misturados às preparações alimentares de consistência pastosa (papas/purês de frutas ou legumes) ou no arroz com feijão, obrigatoriamente no momento da refeição da criança. Não misturar em líquidos (água, leite ou sucos) ou alimentos duros e não aquecer. Os alimentos podem ser facilmente fortificados em casa ou em qualquer outro local que a criança realize a refeição e não deve ser administrado mais de um sachê/dia. Essa fortificação ocorre por meio de dois ciclos planejados dentro de um ano letivo, sendo que a cada dia deve ser oferecido 1 sachê até finalizar os 60 sachês do ciclo.

Destaca-se as seguintes alterações para o ano de 2022, na conduta preconizada, forma de dispensação e no monitoramento:

- O registro passará a ser feito pelo e-Sus por meio da ficha de procedimento código Sigtap 01.01.04.009-1.

- A distribuição será semestral às Regionais de Saúde que distribuem aos municípios que aderiram ao Programa Nacional. Em Santa Catarina 12 municípios atualmente participam do programa.

Contato:
DIAF/SES/SC
 vitaminaenutrisus@saude.sc.gov.br
 (48) 3665 4511