icone facebookicone twittericone instagram

 

Ações de humanização da Unidade de saúde

ATIVIDADE

DESCRIÇÃO

Seminários de Humanização  

Sensibilização da PNH, Oficinas mensais.

Projetos de ambiência

Sala de TV, jogos, estar e solário para pacientes, mobília e eletrodomésticos – sala de estar servidores. Salas de espera mais confortáveis, com cadeiras longarinas, TV e ar condicionado para usuários ambulatoriais.

Atividades de integração e apoio ao trabalhador

Comemoração de datas festivas; Atividades de Valorização.

Atividades de lazer e praxiterapia ao paciente internado:

Aulas de pintura em tela, Sala mobiliada, com jogos disponíveis, TV, livros e revistas. Missas 2x/semana e espaço ecumênico para reflexão.

Atividades de educação permanente em saúde:  

Fornecimento de bolsas de estudo para a qualificação de enfermeiros especialistas em cardiovascular (12), estímulo e logística para cursos de especialização e de técnico de Enfermagem oferecidos pela DEPS/SES. Capacitações com temas sugeridos pelos servidores e suas chefias: hemodinâmica, medicina nuclear, CME, administrativo, proteção radiológica, farmácia.

Atividades de atenção especializada:

Equipe multidisciplinar: médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico e educador físico; Consulta de enfermagem com orientações pré-operatórias. Com garantia de agendamento de consulta de retorno.

Encaminhamento para reabilitação cardíaca no próprio ICSC.

Grupo multidisciplinar de orientação pré-operatório e pós-operatório.

Atividades de acolhimento à família:

Grupo de acolhimento com orientações de rotinas, roda de conversa e entrega do folder com as orientações da equipe multidisciplinar. Atendimento 24h de assistência social na ocorrência de óbito. Projeto visita programada de crianças aos pacientes.

Atividades de escuta ao usuário:  

Projeto de estruturação de uma ouvidoria

Atividades voltadas à saúde do trabalhador:

Equipe multidisciplinar com o objetivo de promover a qualidade de vida no trabalho, prevenindo acidentes, doenças profissionais e do trabalho.

Projeto antitabagismo;

Formação da CIPA.

Projeto de Palestras com temas voltados ao servidor da saúde: Alimentação Saudável, Ergonomia, Importância da Atividade Física, Fatores de Riscos para Doenças Cardiovasculares, Stress no Cotidiano, Infarto do Miocárdio, Tabagismo, Hipertensão e Saúde Financeira.