icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina está ofertando aos médicos esta grande oportunidade

O estado com melhor Atenção Básica do país tem programa de residência para Medicina de Família e Comunidade.

O estado de Santa Catarina está ofertando aos médicos esta grande oportunidade: uma ótima formação em MFC, especialidade médica com grande oferta de campo de trabalho; melhor remuneração com bolsa de residência acrescida de ajuda de custo em moradia e alimentação.

A partir de 2018, a residência em Medicina de Família e Comunidade será a residência de acesso a outras especialidades médicas. Outra vantagem da residência em MFC é a pontuação de 10% acrescido a sua nota para outra prova de residência como no PROVAB.

Santa Catarina tem sido avaliada como a melhor atenção básica, sendo premiada pelo Programa para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Possui uma ampla e bem articulada Rede de Atenção a Saúde permitindo, associado a parcerias com os municípios, a implantação de um programa de residência em Medicina de Família e Comunidade de qualidade..


A Residência Médica em MFC com foco nas competências esperadas para a especialidade está baseada principalmente no atendimento em atenção primária, atendimentos domiciliares, atividades em educação popular em saúde e participação social.

São estágios complementares: 1- Emergência e urgência, onde UPAS, SAMU e emergências hospitalares serão os campos de prática; 2- Saúde mental, onde equipes NASFs, e CAPS estarão envolvidas na aprendizagem; 3-Gestão do SUS, onde estarão envolvidos técnicos e gestores municipais e estaduais em saúde; 4-Especialidades focais de interesse a atenção básica que envolva enfermidades de grande prevalência como a cardiologia, infectologia, cirurgias ambulatoriais.